No mielograma se retira uma amostra de medula óssea. Na biópsia se retira um pequeno fragmento do osso local. Normalmente, são exames realizados em conjunto, no mesmo procedimento. Os exames permitem avaliar se há ou não a presença de células malignas na medula óssea.
Os resultados de biópsias e citologias de normalmente são laudados em 1 ou 2 dias após a amostra ser recebida no laboratório.
Resultado da Core Biopsy Geralmente, o resultado da amostra coletada pela core biopsy leva um tempo médio de 10 a 15 dias úteis para ser liberado pelo laboratório.
O resultado do exame de mamografia é feito por escrito e assinado pelo médico responsável. Ele não só é um importante documento de comunicação formal entre o médico que o realizou e o que o solicitou, como também para o paciente.
A biópsia de fragmento com agulha ou core biopsy consiste na retirada de fragmentos de tecido, com uma agulha de calibre um pouco mais grosso que da PAAF, acoplada a uma pistola especial. O posicionamento da agulha de biópsia poderá ser guiado por ultrassom, mamografia ou ressonância magnética.
Quando são encontradas áreas anormais, é realizada uma biópsia, através de instrumentos que são colocados no endoscópio. Consiste na coleta de uma amostra de tecido retirado do esôfago, estômago ou duodeno.