Quando tratamos da caminhada da educação e da Pedagogia, deparamo-nos com momentos de dialogo e outros de enfrentamento, mas ao final percebemos que para ocorrer uma reflexão mais apurada de cada uma delas (Educação e Pedagogia) adentramos na Filosofia.
Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idéia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta ...
Quando tratamos da História da Educação e a História da Pedagogia, observamos que elas estão conectadas, dando a possibilidade de percebermos que a pedagogia em sua essência inicia com a reflexão filosófica, também conhecido com pensamento helênico.
Quando falamos em avaliação, deparamo-nos com os níveis de ensino, e dentro dele as diversas formas de avaliação. A avaliação na Educação Infantil é uma delas. ... II- As instituições de Educação Infantil devem criar elementos que expressem somente o que ocorre na sala de aula, sem observar os demais meios de socialização.
Quando falamos na tendência da Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, esta possui suas particularidades com relação à função da escola e aos conteúdos. As demais tendências também possuem suas particularidades relacionadas tanto à função da escola, como com relação ao professor e ao aluno.
A pedagogia crítico social dos conteúdos faz parte da tendência progressista, e, no âmbito escolar, visa preparar o aluno por meio da aquisição de conteúdos e de sua socialização para uma participação ativa no mundo adulto, diante das contradições da sociedade.
A tendência crítico social dos conteúdos, surgiu com a publicação do livro Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos (Libâneo,1985). ... O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, fundamentada nas obras de Libâneo (1985), Aranha (1996) e Saviani (1987).