No financiamento de um imóvel, o índice IPCA é recomendado para clientes que desejam financiar as parcelas de acordo com o momento da inflação: se ela estiver em baixa, melhor para o cálculo dos juros acrescidos.
"O sistema SAC (Sistema de Amortização Constante) é preferível à tabela Price porque representa uma economia de cerca de 10%, em média. A vantagem da tabela Price é que a parcela inicial é, normalmente, bem menor.
Os indexadores de crédito estão presentes no cálculo de todas as parcelas de um financiamento imobiliário. Isto é, ao pagar uma parcela, o valor da amortização é abatido do saldo devedor. Logo, para calcular a parcela seguinte, o valor do saldo devedor é corrigido pela taxa de juros somada ao indexador atrelado.
Como funciona o financiamento imobiliário pelo IPCA? ... Já os juros da nova linha de crédito, que passa a ser indexada ao IPCA, terão taxas fixas entre 2,95% e 4,95% ao ano. A modalidade financiará até 80% do valor do imóvel e terá um prazo máximo de 360 meses.
Ao atrelar um financiamento imobiliário ao IPCA, a taxa real de juros pode ser mais baixa. Recentemente, a Caixa Econômica Federal anunciou novas taxas para o mercado imobiliário indexado à inflação. Os valores para os funcionários públicos vão de 2,95% ao ano + IPCA e chegam até a 4,95%.
Financiamento da construção
Como conseguir um financiamento imobiliário passo a passo
Ter 4 meses seguidos de registro em carteira assinada, é o mínimo que você precisa ter para conseguir aprovar o financiamento na CAIXA ECÔNOMICA FEDERAL.
Já no caso de um imóvel pronto, estas facilidades não existem. O financiamento exige o pagamento imediato de um valor de entrada, que deve ser de 10 a 30% do valor total do imóvel. Ou seja: para comprar imóvel pronto, é preciso ter um dinheiro maior já disponível.