Resposta: Prednisona é corticosteroide farmacologicamente inerte que requer biotransformação hepática para produzir prednisolona, sua forma terapeuticamente ativa;(Klasco, 2012) dessa forma, administrando-se um ou outro fármaco, a ação farmacológica será exercida pela prednisolona.
Meticorten® Veterinário 5 mg é indicado para cães e gatos, no tratamento de patologias endócrinas,distúrbios músculo-esqueléticos, doenças reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas,respiratórias, hematológicas e outras que respondem à terapia com corticóides.
Dose inicial (ou de indução) de prednisolona: Cães - 2,2 a 4,0 mg/kg de peso corporal cada 24 horas. Dose aproximada de Prediderm Comprimidos 5 mg: 1 comprimido para cada 1 a 2,2 kg de peso corporal/dia.
Prednisolona é indicado para cães e gatos nas dermatopatias alérgicas, Artropatias assépticas, estados inflamatórios não infecciosos e hipersensibilidade, estados alérgicos em geral, linfosarcoma e para imunossupressão em processos tumorais.
O Prediderm é um remédio à base de Prednisolona usado em cachorros para tratar inflamações. Continue a leitura entenda melhor como o medicamento funciona, modo de uso e principais cuidados. O antiinflamatório Prediderm é um remédio seguro, mas só pode ser administrado com a indicação de um veterinário.
O uso de corticóides podem afetar o comportamento dos pets Isso porque a substância é capaz de provocar inúmeros efeitos colaterais nos peludos que utilizam a substância durante um tratamento (especialmente se for de longo prazo).
O cachorro com alergia não é incomum e o problema pode surgir em qualquer fase de vida. Nesses casos, o uso de antialérgico para cachorro é o tratamento mais recomendado para controlar o processo alérgico e garantir mais bem-estar ao seu amigo.
Obviamente, qualquer um desses sintomas é um motivo para consultar o veterinário. Além disso, os anti-histamínicos devem ser utilizados com cautela em cachorros que sofrem de problemas no fígado, em certos distúrbios gastrointestinais, glaucoma, hiperplasia prostática, convulsões ou em cadelas gestantes.
Podem ser utilizados remédios receitados pelo médico veterinário como anti-histamínicos por exemplo, clemastina, difenidramina, clorfeniramina, hydroxyzine, cyproheptadine, cremes, xampus e loções que tem por objetivo eliminar a coceira do cachorro e tratamentos de imunoterapia.
O tratamento vai depender do tipo de alergia e pode incluir o uso de medicamentos (corticoides) e evitar o contato com o agente causador da problema (alimento, poeira, fungos, ácaros, pulgas, produtos de limpeza…)
Tratamento para a alergia à picada de pulga em cães
Entenda a alergia a pulgas Trata-se de uma reação alérgica à saliva da pulga, que causa um edema no local, com coceira, crostas e diferentes níveis de perda de pelo. As lesões são mais comuns na cabeça, no pescoço e na região da base da cauda. Normalmente, os cães costumam se lamber muito no local afetado.
Confirmada a dermatite alérgica, saiba que ela ainda não tem cura. De modo que o tratamento consiste no controle da doença. Entre as medidas citadas pela veterinária estão o uso de anti-histamínicos, tratamento de infecções secundárias (com antibióticos, no caso das bacterianas).
Um ótimo tratamento caseiro para dermatite atópica consiste em colocar 1 xícara de farinha de aveia em 1 litro de fria e depois aplicar a mistura sobre a pele afetada por cerca de 15 minutos. Depois, deve-se lavar a pele com água morna e sabão neutro e secar sem esfregar a toalha na pele.