Euskara
Os bascos são um grupo étnico que habita partes do nordeste da Espanha e do sudoeste da França. vascos em castelhano (há ainda o termo antigo vascongados, que se aplicava na época de Franco àqueles bascos que vivem nas províncias do País Basco. ...
O grupo étnico basco, originário do sudoeste de França e noroeste de Espanha, também é conhecido por Euskal Herria. Euskal refere-se à língua basca, que linguisticamente é distinta do francês, do espanhol e de qualquer outra língua.
O País Basco, como pode ser chamado, é composto por sete regiões tradicionais: Álava, Biscaia, Guipúscoa e Navarra que compõem o território de Hegoalde na Espanha, e Baixa Navarra, Lapurdi e Sola que compõem o território de Iparralde na região francesa.
Língua basca
O caso dos bascos e palestinos têm em comum o fato de que ambos não possuem sua independência reconhecida, estando submetidos ao controle de um estado, o que motiva esses povos a lutarem para possuírem independência.
Compreende as comunidades autônomas do País Basco e Navarra, na Espanha, e o Iparralde, na França. Mesmo que não sejam necessariamente sinônimos, o conceito de um espaço cultural basco único, que abrange diversas regiões e países, tem sido estreitamente associada desde o seu início com a política do nacionalismo basco.
O conflito basco foi um conflito armado entre a Espanha, a França e o Movimento de Libertação Nacional Basco, um grupo social e político de organizações bascas que buscam a independência da Espanha e da França. ... O conflito tinha dimensões políticas e militares.
As maiores características socioculturais do povo basco são a língua basca e seus dialetos, a coesão da população como um grupo étnico, que pertencem a uma mesma região de origem, Navarra.
Porque eles não são reconhecidos por nenhuma outro país e se consideram uma nação. O povo basco é um povo que possui uma identidade cultural, bem como características únicas e um território constituído, por isso eles continua a lutar pelo espaço dos mesmos e assim serem reconhecidos como uma nação.
O Povo Basco vive entre a Espanha e a França, sendo respectivamente localizados no nordeste e sudoeste, habitando a região há, pelo menos, 40 anos.
O País Basco (em basco: Euskal Herria; lit.: "terra do euskara") é a região histórico-cultural em que residem os bascos, localizada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França, cortada pela cadeia montanhosa dos Pirenéus e banhada pelo Golfo da Biscaia.
Movimentos Separatistas da Espanha: Bascos e Catalães.
Resposta: 1:Os dois dos maiores líderes criollos da independência foram Simon Bolívar e José de San Martin. ... Nele, Simon Bolívar defendia um amplo projeto de solidariedade e integração político-econômica entre as nações latino-americanas.
Estiveram envolvidos no conflito : A elite criolla, os chapetones e a população de indígenas, mestiços e negros. ... Esses grupos também foram essenciais para que o intento da elite criolla fosse realizado e a América se tornasse livre da colonização.
Resposta. a) A América Espanhola se dividiu em vários países pelas disputas internas de poder entre as elites latifundiárias locais. Enquanto colônia, havia nas Américas quatro grandes vice-reinos espanhóis, cada um deles com características próprias e regiões distintas.
Explicação: Sabe-se que a sociedade colonial da América Espanhola era pautada na desigualdade social, divisão hierárquica de trabalho e representatividade política e da exploração violenta dos mais poderosos sobre as camadas mais necessitadas.
Resposta: teve um grande perca no território espanhol,a GRÃ BRETANHA,INGLATERRA ESTAVAM BEM INTERESSADOS ATE DE NOVOS COMÉRCIOS QUANTO MAIS COMERCIO MAIS DINHEIRO.
Símon Bolivar tinha o sonho de unificar toda a América do Sul em um só país. Nesse caso ele seria o ditador. O nome do país em questão seria Grande Colômbia em homenagem a Colombo. Porém esse sonho não se concretizou e a América Latina foi dividida em vários países.
Simón Bolivar foi político, líder militar e revolucionário venezuelano. Sua atuação foi primordial para o processo de independência de diversos países da América do Sul: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Bolívar tinha como principal objetivo criar um grande país e acreditava na emancipação latino-americana.
Resposta:Bolívar tinha como principal objetivo criar um grande país e acreditava na emancipação latino-americana. Baseado nos ideais republicanos, na democracia popular e participativa, Bolívar foi um grande defensor da abolição da escravatura.
"Libertadores da América"! Por exemplo, enquanto George Washington, um dos líderes da independência norte-americana, era um rico fazendeiro dono de escravos, Bolívar, por sua vez, defendia a abolição da escravidão e chegou a libertar escravos na Venezuela. ...
José de San Martín (1778-1850) foi um militar argentino, líder dos movimentos pela independência do Chile e do Peru contra o domínio espanhol. ... Com a invasão napoleônica da Espanha em 1808, aderiu à onda de patriotismo nacional que deu lugar à Guerra da Independência Espanhola (1808-1814).
Em 17 de dezembro de 1830, com a idade de quarenta e sete anos, Simón Bolívar morreu após uma batalha dolorosa contra a tuberculose na Quinta de San Pedro Alejandrino em Santa Marta, Grande Colômbia (atual Colômbia). Em seu leito de morte, Bolívar pediu ao seu ajudante-de-campo, o general Daniel F.
Resposta. Resposta: Junto a José de San Martín, foi uma das peças chave nas guerras de independência da América Espanhola do Império Espanhol. ... Simón Bolívar é considerado por alguns países da América Latina como um herói, visionário, revolucionário, e libertador.
1 - O regime ideal para Bolívar era a República, mas uma República onde as diferentes regiões dos antigos Vice-Reinos coloniais espanhóis se unissem sob uma mesma bandeira, com um mesmo governo, de modo a proteger este território de tentativas de reconquista colonial.
17 de dezembro de 1830
Simón Bolívar não conseguiu realizar o seu principal sonho político (depois da independência das ex-colônias) por causa da resistência das elites locais.