Concede-se o benefício de auxílio-doença quando o laudo pericial conclui que o segurado está acometido por lumbago e ciática (CID M54. ... 4), encontrando-se definitivamente incapacitado para o trabalho habitual, à míngua de insurgência a respeito.
26, independe de carência a concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez ao segurado que, após filiar-se ao RGPS, for acometido das seguintes doenças: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, esclerose múltipla, hepatopatia grave, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e ...
CID 10 M51. 9 Transtorno não especificado de disco intervertebral – Doenças CID-10.
A degeneração do disco intervertebral é um problema na região lombar que pode ocasionar complicações como estenose espinhal, espondilolistese e retrolistese. Na verdade a degeneração do disco intervertebral não é uma doença, mas uma condição degenerativa que pode causar dor e afetar sua qualidade de vida.
CID 10 M51 Outros transtornos de discos intervertebrais – Doenças CID-10.
A radiculopatia lombar, também conhecida como ciática, é uma síndrome dolorosa por irradiação acometendo o território de uma raiz nervosa. Pode cursar com déficit sensitivo ou motor ou mesmo apenas dor.
Radiculopatia é o termo usado para descrever os sintomas de irritação da raiz nervosa, que podem incluir dor, dormência, formigamento e fraqueza.
A radiculopatia cervical é a descrição clínica de quando uma raiz nervosa na coluna cervical fica inflamada ou é danificada, resultando em uma alteração na função neurológica. Os déficits neurológicos, como dormência, reflexos alterados ou fraqueza, podem irradiar-se do pescoço para o ombro, braço, mão ou dedos.
As raízes nervosas que emergem da coluna e segue trajetos para extremidades como radículas; portanto, a dor radicular é a dor que se irradia desde a região lombar até sua distribuição nos membros inferiores. Esta dor pode ser descrita de diversas formas.