Em Inglês: shampoo. Em Português: xampu. Em Espanhol: champú. Como o nosso idioma oficial é o Português, o adequado é optar por “xampu“.
Existem dois ingredientes básicos na composição do shampoo: água — que compõe 80% do volume do cosmético — e detergente. É dele o poder de limpeza do couro cabeludo. ... O agente faz parte de 10% a 15% do shampoo. Aliás, você sabia que existe uma razão pela qual ensaboamos os cabelos duas vezes?
O primeiro shampoo, ou melhor, o primeiro detergente líquido específico para lavar os cabelos, surgiu em um laboratório na Alemanha em 1890. ... Foi só na década de 1920, com a indústria da beleza começando a ser levada a sério na Europa e nos Estados Unidos, que os cabelos ganharam produtos próprios.
A função do shampoo é promover a correta limpeza do couro cabeludo e fios. Além, é claro, de preparar os cabelos para receber o tratamento. É legal frisar que a correta aplicação do produto pode fazer diferença para fios mais saudáveis e resistentes.
Além disso, cada produto possui uma função específica: o shampoo é responsável por abrir as cutículas do cabelo e pela limpeza, a máscara age hidratando e nutrindo os cabelos. ... Também é importante usar os produtos na ordem correta: primeiro shampoo, depois máscara e por último, quando necessário, o condicionador.
Não usar shampoo faz parecer que seu cabelo é mais fino Fios ficam oleosos desde a raiz fazem com que eles fiquem murchos e sem volume. Não perca tempo e lave os fios sempre com um shampoo recomendado para seu tipo de cabelo!
Como lavar o cabelo sem shampoo
A pergunta parece estranha, a gente sabe. Porém, a resposta é ainda mais bizarra: se você parar de usar xampu seu cabelo fica mais saudável! ... Segundo ela, depois do período de desintoxicação total dos fios, o cabelo ficou mais grosso, saudável e menos oleoso.
O condicionador não causa a queda de cabelos, o que ocorre é que os fios que já estão na fase de queda cairão com mais facilidade. Mas o ideal é que o condicionador seja utilizado apenas nos fios, e não diretamente no couro cabeludo, pois pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda.
E trocar o shampoo por outras alternativas pode ser uma delas....10 Substitutos para o shampoo que você pode encontrar na sua despensa
Aí pode estar o seu shampoo. Já o Water Only vai um pouco mais além. Visando manter a hidratação, o brilho e a saúde dos cabelos, a limpeza é feita apenas com água (nada mais natural que água, certo?). ... O Water Only pode servir para qualquer tipo de cabelo, dos mais ressecados aos mais oleosos (evita o efeito rebote).
“Deixar os cabelos sem lavar por dias pode desequilibrar o couro cabeludo, promover p acúmulo de sujeira e oleosidade, resultando em problemas como mau cheiro, coceira e descamação”, afirma. Os cabelos oleosos, principalmente, incomodam pelo aspecto seboso e pedem mais lavagens.
A água energiza as terminações nervosas para aumentar a vitalidade natural da pele e raízes do cabelo. A água potável também ajuda a eliminar problemas de cabelo como a caspa e dermatite seborreia.
Hidratação: vem de hidra = água e serve para repor a água aos fios. ... O ideal é sempre repor a água perdida fazendo, pelo menos uma vez por semana, o tratamento de hidratação em todos os tipos de cabelo. Em cabelos muito ressecados ou danificados, é recomendado até duas vezes na semana, até que os fios se restabeleçam.
Você só precisa colocar um fio de cabelo em um copo de água e observar os resultados:
Resultados. Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação; Se o fio não boiar e nem afundar, o cabelo precisa de nutrição; Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução.
Para identificar o que o cabelo precisa muita gente recorre ao famoso teste da água – aquele que você coloca um fio de cabelo numa bacia de água e vê se afunda ou se boia (se afundar, precisa de reconstrução e se boiar, precisa de hidratação).
De forma muito resumida, só pra vocês terem um parâmetro, a regra é essa:
Quando o meu cabelo precisa de Reconstrução (R)?
Se o fio não afundou e ficou no meio do copo, ele possui média porosidade, o que significa que os cabelos estão saudáveis, e para mantê-los é necessária uma nutrição; Se o fio afundar no copo, ele possui alta porosidade, ou seja, os cabelos estão muito danificados e precisam de uma reconstrução.
Principais ativos para hidratação dos cabelos
Analisando o rótulo Mas, se no rótulo vocês encontrarem algo como nutritiva/de nutrição, “nutrition” ou “butter treat”, já é indício de que o produto pode ser nutritivo. Digo “indício” porque tem muito produto de nutrição que no rótulo vem especificando que é de hidratação e por aí vai.
Nutrição capilar
Reconstrução Capilar Caseira: Com clara de ovo
Reconstrução capilar com vinagre de maçã
Na etapa de nutrição do cronograma capilar com receitas caseiras, você pode utilizar: qualquer óleo vegetal, como de amêndoas, de abacate, azeite de oliva, de coco, e etc, manteigas vegetais, como de cupuaçu, cacau, karitê, creme de leite, leite de coco, abacate, leite de oleaginosas, como amendoim, amêndoas e nozes.
Procure por produtos com: pantenol, glicerina, extratos vegetais (como aloe vera e babosa), vitaminas, colágeno, mel, sacarose ou proteínas hidrolisadas.
Dentro de cada etapa do cronograma capilar, é importante usar pelo menos a máscara de tratamento com função de nutrição, hidratação e reconstrução. No entanto, vale a pena complementar os cuidados com outros produtos como shampoo, condicionador e creme de pentear que tenham a mesma função da máscara usada.
Agora que você já sabe a situação do seu cabelo em relação à porosidade, a dica é montar um cronograma com base no resultado. A agenda funciona assim: você escolhe 3 dias na semana para, em cada um deles, fazer um dos tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.