Vamos conhecê-los.
Uma característica dessa guerra foi a extrema selvageria dos japoneses contra os chineses (militares e civis). Após oito anos de conflito, o resultado foi cerca de 20 milhões de mortos, dos quais, aproximadamente, havia 18 milhões de chineses.
Ao atingir ontem a marca de 293 mil mortos, a pandemia de coronavírus deixou para trás a quantidade de baixas americanas no conflito mais sangrento da história da humanidade - segundo o Departamento de Assuntos de Veteranos, 291.
QUAIS ERAM OS OBJETIVOS DOS EUA E DA URSS NA GUERRA FRIA? A União Soviética tinha, em geral, objetivos mais tangíveis, como o território, enquanto os Estados Unidos tinham objetivos mais intangíveis, buscando estabelecer os rumos gerais da política internacional.
Criado em 1947, quatro anos após a dissolução do Komintern (com que se designou a Terceira Internacional, 1919-1943), o Kominform tinha como função ser o centro de controlo internacional do movimento comunista, facilitando a influência soviética e uniformizando a ação comunista, em especial nos países do leste da ...
A disputa dividiu o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provocou uma corrida armamentista que se estendeu por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro.
Os Estados Unidos criaram a aliança militar da OTAN em 1949, apreendendo um ataque soviético e denominaram sua política global contra a contenção da influência soviética. A União Soviética formou o Pacto de Varsóvia em 1955 em resposta à OTAN.
Esse conflito de interesses dividiu não só a Europa, mas o mundo e deu inicio a Guerra Fria. Ela recebeu este nome por ter sido uma disputa ideológica onde não houve um conflito direto com a utilização de armas de fogo.
Resposta. Resposta: A guerra fria foi um período que ajudou muito no desenvolvimento tecnológico porque os países tinham que estar bem preparados para que se caso ocorresse conflito físico.
Essa disputa influenciou diretamente nas políticas de vários países, inclusive do Brasil. Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart (Jango) desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria.
A corrida espacial foi uma disputa ocorrida na segunda metade do século XX entre a União soviética (URSS) e os Estados Unidos pela supremacia na exploração e tecnologia espacial. Estes dois países pretendiam mostrar um para o outro que eram mais poderosos, a ponto de conquistar a lua ou até mais.