Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Movimentos reivindicatórios: são aqueles que reivindicam algo. Normalmente utilizam da pressão popular para que suas reivindicações sejam atendidas de maneira imediata ou a curto prazo; ... Movimentos de classe: estes movimentos buscam alterar a organização social e a relação entre as camadas da sociedade.
Os movimentos de classe, estão ligados a movimentação de um setor social, pela busca de um interesse, assim como os demais movimentos, porém, ele se pauta especificamente por uma camada social, como uma parcela financeiramente pobre, desfavorecida em busca de direitos.
Os movimentos sociais, surgem por conta das necessidades existentes na sociedade, em quê um grupo de pessoas é formado para lutar, por seus direitos, agindo de forma coletiva, para alcançar seus objetivos, de manter ou mudar algo, de forma organizada.
Resposta. R: Os movimentos sociais surgem por conta das necessidades existentes na sociedade. Um grupo de pessoas é formado para lutar por seus direitos, agindo de forma coletiva, para alcançar seus objetivos, de mater ou mudar algo, de forma organizada. Atuando na construção de realidades democráticas e cidadãs.
O papel dos movimentos na transformação política consiste em cobrar a criação de políticas públicas que sejam capazes de garantir direitos e liberdades individuais e coletivas. Nesta perspectiva, os movimentos sociais são vistos como agentes de transformação social, uma vez que lutam pelos direitos dos seus membros.
O que distingue a atuação dos movimentos sociais nos subsistemas de políticas públicas é o fato de eles oferecerem às pessoas comuns uma possibilidade de se organizarem coletivamente para fazer sua voz ouvida nos circuitos de tomada de decisão.
O conceito de classe média é um estudo de caso ideal da modernização da ação coletiva que ocorre no contexto da evolução do movimento operário e da ascensão dos novos movimentos sociais. Ele nos permite desenvolver uma crítica sistemática do conceito de classe e de sua naturalização na tradição marxista e socialista.
O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.
Nem toda ação coletiva é um movimento social porque todo movimento social se baseia a ideia de união de indivíduos de determinado setor da sociedade em prol de uma causa, de um objetivo.