Veja os procedimentos que os conselhos já permitem que o farmacêutico realize:
1. Cosmetoterapia - Consiste na aplicação externa e superficial de produtos denominados genericamente de cosméticos com finalidade terapêutica e de embelezamento.
A iontoforese é um método que utiliza a corrente de baixa frequência, como a galvânica, para permeação de ativos. Esta técnica visa otimizar os tratamentos estéticos, pois facilita a entrada destes ativos em locais pré-determinados pelo profissional.
Indicações da iontoforese A corrente pode ser utilizada para facilitar, por exemplo, a penetração de enzimas como centella asiática e hialuronidase nos tratamentos corporais, atuando no tecido adiposo, reduzindo a gordura localizada e a celulite. Ela ainda ajuda na hidratação da pele e melhor aspecto de cicatrizes.
A iontoforese é uma técnica não-invasiva, baseada na aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade para facilitar a liberação de uma variedade de fármacos, carregados ou não, através de membranas biológicas, rumo à corrente sangüínea.
Ionização Facial é um procedimento estético que proporciona revitalização da pele. A ionização é um processo de cargas elétricas ou íons através da pele por uma corrente elétrica polarizada, contínua e unidirecional, a corrente galvânica.
A Ionização é uma técnica que consiste em uma atuação da corrente galvânica sobre a pele aumentando o processo de absorção dos princípios ativos dissolvidos em substâncias aquosas.
"A ionização equilibra o organismo e ativa a capacidade do corpo de absorver minerais, proporcionando a nutrição das células", explica Carolina Domingues, da Oligoflora. Antes de começar o tratamento de ionização, é feita uma avaliação do paciente baseada na medicina funcional.
O que significa a função “ionizar” no climatizador e no ar-condicionado? ... A função ionizar serve basicamente para isso, melhorar a qualidade do ar do ambiente por meio de íons negativos. Dessa forma, essas partículas neutralizam a poeiras, os odores, bactérias e também os vírus.
A ionização é um processo químico, no qual átomos neutros adquirem carga elétrica (ânion ou cátion), isso em diversas situações, seja em líquidos, em sólidos ou em gases. Os ácidos, por exemplo, são substâncias que sofrem ionização quando entra em contato com a água.
Uma ionização também pode ocorrer por emissão de radiação. Quando se emite energia suficiente para que, durante a interação com o átomo ou molécula, elétrons possam se energizar até o ponto de se desprenderem de suas órbitas, fazendo com que o átomo seja ionizado.
Altos níveis de energia, radiações ionizantes, são originadas do núcleo de átomos, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados. Este processo chama-se "ionização". Um átomo pode se tornar ionizado quando a radiação colide com um de seus elétrons.
As radiações ionizantes são aquelas que possuem energia acima da energia de ligação dos elétrons do átomo com o núcleo. ... A excitação não consiste na remoção do elétron do átomo, apenas na sua elevação a um nível energético maior (estado excitado), saindo, portanto, do nível fundamental.
O raio X, a radiação ultravioleta (UVA e UVB), a radiação beta e radiação gama são exemplos de radiações ionizantes. Em contrapartida, a luz visível não é ionizante.
A radiação ionizante tem a capacidade de afetar e danificar as células do corpo humano, causando doenças graves, inclusive fatais, como o câncer por exemplo, talvez a mais conhecida consequência da exposição à radiação ionizante.
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo humano: um deles é a destruição das células com o calor; o outro é a ionização e fragmentação (divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.
Principais efeitos à saúde Náuseas, fraqueza, perda de cabelo, queimaduras na pele ou diminuição da função orgânica.
Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.
Principais consequências do excesso de radiação