4) Um vetor é um segmento de reta orientado e todo vetor tem módulo uma direção e um sentido. As operações com vetores são: adição/subtração, multiplicação por escalar e produto entre vetores. O produto entre vetores são três: Produto Escalar, Produto Vetorial e Produto Misto.
Quando os segmentos de reta orientados AB e CD são equipolentes, dizemos que eles representam o mesmo vetor → v e escrevemos → v = → AB . orientados equipolentes ao segmento AB. Tais segmentos são chamados representantes do vetor → v .
Dois segmentos orientados AB e CD são equipolentes quando têm a mesma direção, o mesmo sentido e o mesmo comprimento. Se os segmentos orientados AB e CD não pertencem à mesma reta, como na segunda figura abaixo, para que AB seja equipolente a CD é necessário que AB//CD e AC//BD, isto é, ABCD deve ser um paralelogramo.
Se o mosquito estiver infectado, a doença aparece 3 a 15 dias depois da picada, média de 5 a 6 dias. Pode haver casos de infecção inaparente, ou seja, sem sintomas.
O dengue não é contagioso, ou seja, não é transmitido de pessoa para pessoa. Mas se o mosquito picar alguém doente e, após o vírus ter se multiplicado (no organismo do mosquito), picar uma pessoa sadia, ela vai desenvolver a doença.
Depois de ser picada pelo mosquito transmissor da dengue, a pessoa fica com a doença incubada por um período de 3 a 15 dias. A dengue pode ser do tipo clássica ou do tipo hemorrágica. A primeira possui um quadro clínico muito variável.
A explicação do problema provocado pelo vírus 4 está no sistema imunológico do corpo humano. Quem já teve dengue causada por um tipo do vírus não registra um novo episódio da doença com o mesmo tipo. Ou seja, quem já teve dengue devido ao tipo 1 só pode ter novamente se ela for causada pelos tipos 2, 3 ou 4.