A “Guerra dos Mascates” foi um confronto armado ocorrido na Capitania de Pernambuco, entre os anos de 1709 e 1714, envolvendo os grandes senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses do Recife, pejorativamente denominados como “mascates”, devido sua profissão.
Os senhores de engenhos consideravam-se a aristocracia da terra, os heróis da restauração pernambucana, e tinham grande desprezo pelos comerciantes. Esses eram chamados de mascates, comparados aos mercadores ambulantes que vendiam objetos sem grande valor.
Os mascates eram caixeiros-viajantes que vendiam diversos bens de consumo entre as diferentes cidades e vilas brasileiras durante o período da colonização, sendo importantes figuras na integração das economias locais e constituindo uma baixa-burguesia ascendente no país.
Significado de Mascate substantivo masculino Aquele que percorre ruas vendendo tecidos, joias, quinquilharias etc.; essas mercadorias ou produtos. Quem oferece produtos em domicílio.
Significado de Bufarinheiro substantivo masculino Vendedor ambulante de bugigangas.
Mascataria
Para conseguir uma licença, é preciso preencher um formulário e enviar alguns documentos para a Secretaria Municipal do Urbanismo. A avaliação para liberar a autorização é gratuita e considera requisitos como o tempo que a pessoa mora na cidade.
A variedade de produtos que podem ser comercializados pelo ambulante também é grande, desde os do gênero alimentício, como pipoca, sanduíches, churrasquinhos e algodão doce até artesanatos, de produção própria ou a revenda de produtos terceirizados como eletrônicos, roupas, utensílios domésticos e muito mais.
O primeiro passo para investir na sua carreira de vendedor(a) ambulante é legalizar o seu negócio. Por isso, verifique quais são as regras da prefeitura municipal da sua região com relação ao comércio ambulante. Cada lugar segue suas próprias normas e elas também se alteram conforme aquilo que será comercializado.