Tipos de capacitores.
Capacitor Cerâmico É um dos tipos mais comuns de capacitores em uso. O nome indica o material com o qual seu dielétrico é construído – cerâmica. Esses capacitores são, no geral, de pequenas dimensões físicas e capacitância de valor baixo, geralmente menor que 10μF. São encontrados nos formatos SMD e THT.
O capacitor de cerâmica, também chamado de capacitor cerâmico de disco, é formado por dois eletrodos metálicos, denominados armaduras. ... A finalidade básica de um capacitor é armazenar cargas elétricas e, através desse armazenamento, ter determinados efeitos sobre um circuito.
A letra significa a tensão de trabalho. Se você ver um capacitor de tântalo SMD com o código D475 por exemplo, significa que ele trabalha com uma capacitância de 47 microFarads (μF) e uma tensão de 20 Volts.
Os capacitores eletrolíticos de alumínio SMD usam três símbolos no seu código de identificação, sendo dois números para a capacitância e uma letra para a tensão de trabalho. A letra pode ser intercalada ao número, substituindo a vírgula decimal. Por exemplo, F33 indica um capacitor de 33 uF x 25 V.
Se a agulha saltar para as baixas resistências e ali se manter, indo próxima de zero, é sinal de que o capacitor em teste está em curto. Se a agulha voltar para as altas resistências, mas parar em valores não muito altos, conforme mostra a figura 8, é sinal que o capacitor se encontra com fugas.
Condensadores SMD. Os Capacitores(Condensadores) SMD são muito usados em todos os tipos de equipamentos eletrónicos. Depois dos resistores SMD são o tipo mais utilizado de componente. Há muitos tipos diferentes que vão desde os condensadores de cerâmica, passando pelos de tântalo e eletrolíticos.
Raios podem danificar um capacitor, um compressor, o motor do ventilador ou os cabos do aparelho. Mesmo um pico de sobretensão pode danificar ou destruir o capacitor, o que pode levar a uma sobrecarga do compressor e à falha subsequente. Um capacitor que está vazando óleo é um sinal claro de um problema.
Os sintomas são:
Para verificar, basta checar se o fusível responsável pela rede do ar-condicionado está com o fio intacto. Se o fio estiver rompido, o fusível está queimado.
Pane Elétrica, Placa Eletrônica ou Capacitor Se o ar-condicionado parou de armar de repente, de uma hora para a outra, outras razões comuns que podem ainda explicar isso é pane elétrica ou problemas na placa eletrônica ou capacitor.
Jamais efetue também consertos ou serviço de solda no reservatório, pois estes tipos de intervenções podem afetar a resistência ou disfarçar problemas mais sérios, e caso exista um vazamento, basta que uma chama entre em contato com o compressor para um incêndio ou explosão acontecer.
5 Tarefas que você consegue fazer com seu compressor
Você sabe quanto tempo dura o seu ar-condicionado? A vida útil dele é em torno de 10 a 15 anos. Mas para que isso aconteça, é preciso que você e o técnico especializado na área trabalhem juntos, pois a durabilidade do seu aparelho já começa no momento em que você contrata o profissional técnico.
Normalmente, porém, você pode esperar que você terá 8-10 anos de uso do seu compressor AC, e para muitos motoristas, isso significa essencialmente a vida útil do carro.
Este produto é projetado para uma aplicação intermitente do tipo Hobby (doméstico), ou seja, o compressor não deve ficar ligado continuamente por mais de 15 minutos e deve ficar desligado o mesmo tempo que ficou ligado, conforme recomendações da norma IEC 60034-1(regime intermitente periódico de serviço S3 50%).
Como aumentar a vida útil de um compressor de ar?
Estudos apontam que esses eletrodomésticos duram entre 10 e 16 anos – um período considerável se levarmos em conta que eles permanecem ligados 24 horas por dia.