De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro fases ou tempos básicos e fundamentais: diérese, hemostasia, exérese e síntese. - Diérese: É o rompimento da continuidade dos tecidos, ou planos anatômicos, para atingir uma região ou órgão.
O período cirúrgico é dividido em três fases: a primeira é a pré-operatória; a segunda, a intra-operatória e, a terceira, pós-operatória. Nesta última, a enfermagem desempenha o importante papel de proporcionar ao paciente o retorno às atividades rotineiras.
RESUMO: Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) trata-se de um valioso instrumento para assistência do paciente de forma integralizada, contínua, segura e humanizada pela enfermagem, sendo composta por cinco fases: visita pré-operatória de enfermagem, planeja- mento, ...
O pré-operatório inicia-se quando o médico indica e combina com o paciente o procedimento cirúrgico e começa a tomar as medidas para prepará-lo para o procedimento. O período pré-operatório divide-se em mediato e imediato.
O pós-operatório é o período em que o paciente necessita de cuidados especiais até a sua total reabilitação.
No entanto, se ficar mais de 3 dias de repouso na cama deve fazer exercícios respiratórios para prevenir infecções no pulmão. Normalmente, após um mês da cirurgia, já se pode retornar às atividades, como trabalhar, dirigir, ter relações sexuais e realizar exercícios leves, como caminhadas.
- É recomendado o repouso relativo: que é evitar ficar apenas na cama e fazer alguns movimentos – sempre de forma lenta.
O tempo de recuperação da cirurgia de laqueadura costuma ser entre 24 a 48 horas após o procedimento. Aconselha-se repouso, sem a prática de atividades físicas e sexuais durante este período.
O repouso geralmente indicado é de no mínimo quarenta e oito horas, podendo levar até dez dias de atestado conforme o tipo de procedimento e a recuperação individual de cada cliente.