Existem outras condições e doenças que causam hipotermia:
Colocar cobertores sobre a pessoa e manter o pescoço e a cabeça bem agasalhados; Colocar bolsas de água quente sobre o cobertor ou outros dispositivos que ajudem a aumentar a temperatura corporal; Oferecer uma bebida quente, evitando que seja café ou uma bebida alcoólica, pois aumentam a perda de calor.
Quando a soma entre a retenção e a produção de calor for menor que os fatores que predispõem ao frio, o ser humano se torna hipotérmico. Pode ser classificada em acidental (primária) e secundária2. A hipotermia acidental ou primária é definida como decorrente da redução espontânea da temperatura central.
“Quanto maior é a taxa metabólica, mais calorias a pessoa queima e, com isso, maior é a tempera corporal”, diz o médico, explicando que quando isso não acontece – ou seja, quando a pessoa tem um metabolismo lento – a tendência é para que sinta constantemente frio.
Olá. Uma pessoa mais magra tende a sentir mais frio comparado a uma com um peso maior porque o seu tecido adiposo é menor, sendo que ele tem como função atuar como um isolante térmico. E uma uma pessoa possui pouca gordura, não consegue se proteger do frio, pois o isolante térmico é menor.
Sim, fica subentendido que a questão relaciona somente pessoas obesas e as muito magras (pequenas e/ou 'finas'), mas é bom lembrar que os musculosos também tendem a sentir menos frio, porque a massa muscular gera significativo calor extra (o metabolismo nos músculos é cerca de três vezes maior do que a das células de ...
Confira 10 dicas dos alemães para sobreviver ao frio intenso:
“Após a exposição prolongada ao frio, os tremores diminuem gradualmente, mas o gasto de energia permanece elevado, indicando aumento da termogênese sem tremores. Esta adaptação metabólica ao longo do tempo é chamada de termogênese adaptativa.