2) ARRANJO FÍSICO DE UMA FÁBRICA OU DE UM DEPARTAMENTO - É a disposição das unidades individuais de produção (maquinas), postos de trabalho e locais de armazenagem, relacionados entre si. - É nesse estudo que estamos mais de perto interessados, sendo que os detalhes serão desenvolvidos a seguir.
Além dos objetivos, o Arranjo Físico contempla alguns princípios fundamentais, tais como o da integração; da mínima distância; obediência ao fluxo de operações, evitando retrocessos, interrupções e cruzamentos na seqüência do fluxo produtivo; uso das três dimensões; satisfação e segurança e o princípio da flexibilidade ...
São: Princípio da integração, Princípio da mínima distância, Princípio de obediência ao fluxo das operações, Princípio do uso das 3 dimensões, Princípio da satisfação e segurança e Princípio da flexibilidade.
O arranjo físico por processo é onde os processos com necessidades similares são organizados ou posicionados juntos ou perto um do outro para facilitar todo o processo de transformação, o recurso a ser transformado é direcionado a sua real necessidade e na área determinada do processo.
Um arranjo físico inadequado surge quando a organização não faz um planejamento para adaptar as suas instalações aos seus recursos produtivos — máquinas, pessoas, insumos, mercadorias, mobiliário etc.
O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores.
O que faz um bom Arranjo Físico • Conforto para o funcionários: Ambiente de trabalho ventilado, iluminado e agradável; • Coordenação gerencial • Acessibilidade: Todas as máquinas devem apresentar um nível de acessibilidade suficiente para limpeza e manutenção; • Usa adequado do espaço; • Flexibilidade de longo prazo: ...
Vale destacar que o tipo de arranjo físico adotado pode impactar significativamente nos custos da operação produtiva, causando muitos prejuízos quando é ineficiente e favorecendo a produtividade quando foi bem aplicado.
2) São objetivos do estudo do arranjo físico (layout), EXCETO: a) facilitar o fluxo de trabalho.
O estudo do arranjo físico ou layout de uma empresa se preocupa com a organização dos recursos dentro do espaço de trabalho. ... O arranjo físico de uma fábrica pode ser classificado em quatro tipos comuns: layout fixo, layout funcional, layout celular e layout linear.
No arranjo físico por produto, também conhecido como arranjo por linha, as estações de trabalho são agrupadas de acordo com o produto a ser produzido, ou seja, as estações estão dispostas de acordo com a sequência de montagem pré-definida.
O arranjo físico por produto, também denominado linha de produção ou linha de montagem, procura definir a sequência em que os recursos produtivos devem ser dispostos de modo a processar o produto, cliente ou informação. requerem a mesma sequência de atividades tais como identificação, vacinação e aconselhamento.
Arranjo Fisíco por produto, pois neste tipo de layout, as máquinas ou estações de trabalho são colocadas de acordo com a seqüência das operações e são executadas de acordo com a seqüência estabelecida sem caminhos alternativos. O material percorre um caminho previamente determinado dentro do processo.
Layout celular Limitações : O controle da produção torna-se mais complicado. Aumento do trabalho em processo. Requer uma alta habilidade dos funcionários em relação ao layout do produto.
Layout celular É um híbrido entre linear e funcional. Ao mesmo tempo que fica dividida por setores, também segue uma lógica de produção com o objetivo de diminuir o tempo de atravessamento de um produto na linha de produção/montagem.
Um bom planejamento em layout pode trazer benefícios expressivos como:
2.
O layout ou leiaute é uma estratégia que tem como objetivo ampliar a qualidade e eficiência de um processo produtivo. Via de regra, ele está intimamente relacionado à maneira como máquinas, equipamentos e pessoas são distribuídas em um espaço físico.
Fatores que influenciam em um Layout de Produção
Um layout correto proporciona um fluxo de comunicação entre as atividades de maneira mais eficiente e eficaz, melhor utilização da área disponível, um fluxo de trabalho mais eficiente, facilidade na gestão das atividades, diminuição de problemas ergonômicos e flexibilidade para mudanças / adequações.
O layout possibilita a reorganização e otimização do processo produtivo da melhor forma, e, para fazê-lo, é necessário: Diminuir investimentos em equipamentos. Diminuir tempo de produção. Melhorar a utilização do espaço existente da forma mais eficiente possível.
O layout ou leiaute é um mecanismo da gestão de operações que visa aumentar a eficiência do sistema homem-máquina por meio da disposição física dos componentes de fabricação para alcançar os resultados de produção desejados.
Por que o arranjo físico por produto permite a produção em massa com grande produtividade? ... A capacidade de produção de uma linha de produção é dada pela capacidade disponível dividida pelo tempo de ciclo.
São considerados tipos básicos de arranjo físico, exceto:
O processo evolutivo trouxe novos conceitos e instrumentos para a gestão da produção após 1980 • Células de Produção: vai além do arranjo físico, visa à integração de atividades produtivas, transformando-as em pequenas unidades de manufatura e/ou serviços.
Customização em Massa: é um conceito que visa personalizar produtos que são advindos de uma produção em série, conforme os desejos e necessidades do cliente. ... Manufatura: é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série.