Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.
O governo editou o Decreto 4.
2o Na comercialização de alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de organismos geneticamente modificados, com presença acima do limite de um por cento do produto, o consumidor deverá ser informado da natureza transgênica desse produto.
O T presente nas embalagens significa que o alimento é transgênico, ou seja, que o mesmo sofreu modificações em seu código genético, por meio de técnicas laboratoriais de engenharia genética. ... Os genes recebidos podem ser doados por microrganismos ou até mesmo por outros alimentos.
Resposta. Pela legislação atual, a partir de 1% de transgênicos na composição do alimento, a indústria precisa colocar três indicações: - O símbolo com o ;T; de transgênico. - Uma expressão avisando que o produto tem substâncias geneticamente modificadas.
PONTOS POSITIVOS DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS Aumento da produção de alimentos Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos); Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento PONTOS NEGATIVOS DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS Aumento das reações alérgicas ...
As principais vantagens dos transgênicos na agricultura estão diretamente ligados à produtividade. Essa resistência a pragas e doenças citada no tópico anterior gera uma grande redução de custos para os engenheiros agrícolas, além disso algumas dessas espécies podem ser colhidas mais rapidamente e com menor perda.
Os perigos que os transgênicos podem oferecer ao meio ambiente são muitos. A inserção de genes de resistência a agrotóxicos em certos produtos transgênicos faz com que as pragas e as ervas-daninhas (inimigos naturais) desenvolvam a mesma resistência, tornando-se "super-pragas" e "super-ervas".
A utilização de biotecnologia na agricultura contribui para o aprimoramento de práticas de cultivo, com impactos positivos na melhoria da qualidade, variedade dos produtos agrícolas e ganhos em produção com mais qualidade e menos perdas, sem a necessidade de mais desmatamentos, preservando também o meio ambiente.
A inserção de uma variedade transgênica em uma comunidade de plantas, ou animais, pode proporcionar vários efeitos indesejáveis, como a eliminação de espécies pelo processo de seleção natural; a exposição de espécies a novos patógenos ou agentes tóxicos; a geração de super-plantas daninhas ou super-pragas; a poluição ...
A adição de novo genótipo em uma comunidade de plantas pode proporcionar efeitos indesejáveis, como o deslocamento ou eliminação de espécies não domesticadas, a exposição de espécies a novos patógenos ou agentes tóxicos, a poluição genética, a erosão da diversidade genética e a interrupção da reciclagem de nutrientes e ...
Os principais riscos relacionados a alimentos transgênicos, estão ligados a saúde humana. Estes alimentos quando modificados geneticamente, secretam substancias incomuns as quais podem desencadear um processo alérgico no organismo dos seres humanos (LEITE 2007).
Entre as vantagens, podemos destacar o aumento de produtividade, diminuição do uso de agrotóxicos, aumento do valor nutricional de alguns alimentos e a tolerância das plantas às condições ruins do meio ambiente.
Em defesa dos consumidores, pesquisadores alertam que os alimentos geneticamente modificados representam não só riscos à saúde - como o aumento das alergias, de resistência aos antibióticos, substâncias tóxicas -, como também apresentam riscos para a agricultura, já que pode ocorrer a contaminação de alimentos não- ...
Os perigos potenciais dos OGM podem estar associados com toxicidade, alergenicidade, alterações nutricionais e efeitos antinutrientes e a possibilidade remota de transferência horizontal de genes10.