Na antiga Índia, por volta de 5.
havia aproximadamente dois anos. O caratê tornou-se esporte oficial em 1902. Evento dramático no desenvolvimento do caratê que é o ponto em que se aperfeiçoa a transição de arte marcial para disciplina física, deixando ser visto apenas como meio de autodefesa.
Em 1961 o Karate foi introduzido na Bahia pelo sensei Eisuke Oishi, levado ao Estado pelo Dr.
O Karate, além um sistema de lutas, se consolidou como uma filosofia voltada para a formação moral, para o desenvolvimento de guerreiros para a vida. Foi neste contexto que a arte ganhou o “Do” (caminho) em seu nome passou a se chamar “Karate-Do”, que significa “caminho das mãos vazias”.
O Karate é uma arte marcial de origem oriental, que utiliza técnicas de golpes com as partes do corpo para defender-se de um adversário. A tradução literal de Karate-Do significa: “o caminho das mãos vazias”. Filosoficamente, Karate-Do também significa “ O caminho com os olhos e o coração vazios”.
Entende-se como Karate-Do a prática complementar de formação cultural e desportiva baseada no desenvolvimento peculiar dos sistemas de defesa pessoal e evolução interior característicos de Okinawa em seus primórdios (século XVIII) e do Japão a partir do início do século XX.
História. O Judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente.
Treinar desenvolve a força física e aperfeiçoa a técnica do golpe.