São três os principios básicos da Ginástica Alternativa, suavidade, holismo e ludicidade.
Normalmente esse tipo de ginástica trabalha não apenas o corpo mas também a mente dos praticantes, melhorando tanto seu condicionamento físico quanto sua postura enquanto relaxa sua mente.
Os 3 princípios básicos dessa modalidade de ginástica são: suavidade, holismo e ludicidade.
Atualmente, as ginásticas, segundo Paoliello (2011), têm cinco campos de atuação, sendo elas: as ginásticas de condicionamento físico, que tem por objetivo a aquisição ou manutenção da condição física do indivíduo; as ginásticas de competição, que reúnem todas as modalidades competitivas; as ginásticas fisioterápicas, ...
O mercado de trabalho proporciona oportunidades para o profissional de Educação Física que deseja atuar em segmentos esportivos como técnico esportivo, treinador de academias ou associações atléticas, em programas de ginástica laboral de empresas ou como personal trainer.
A modalidade consiste numa junção de vários tipos de exercícios aeróbicos e anaeróbios, que, geralmente, são feitos em sessões de musculação, pilates e físioterapia, com o objetivo de previnir e reabilitar atletas com doenças musculoesqueleticas.
Objetivo Geral: Vivenciar com os alunos formas e movimentos da ginástica. Objetivos específicos: Conhecer e diferenciar a ginástica rítmica, artística, geral, acrobática, trampolim e de academia. ... Quando um aluno demonstrava receio de executar o movimento, o encorajava, estimulando, motivando e auxiliando.
além de desenvolver capacidades como força, flexibilidade e controle corporal, a Ginástica pode contribuir para a aquisição de outras habilidades esportivas, como o giro de pivô do basquetebol e o salto com vara no atletismo.