O Fator de Potência é expresso como um valor entre -1 e 1 e pode ser indutivo (negativo) ou capacitivo (positivo). Se o fator de potência for 1, toda a energia fornecida estará sendo usada para trabalho produtivo e isso é chamado de “fator de potência unitário”.
A energia reativa não é cobrada na fatura de energia, pois ao contrário da ativa ela não realiza trabalho, entretanto caso o fator de potência esteja abaixo de 0,92 seu excedente é cobrado a título de multa, conforme resolução 414 da ANEEL. ... Esta diferença é cobrada a título de multa por baixo fator de potência.
Para promover o uso racional da energia reativa excedente, é necessário calcular o fator de potência. Seu cálculo consiste na divisão da energia potência ativa pela potência total ou aparente do sistema. Fazendo a correção de fator de potência é essencial para evitar cobranças adicionais na fatura de energia.
Demanda de potência ativa a ser obrigatória e continuamente disponibilizada pela distribuidora, no ponto de entrega, conforme valor e período de vigência fixados em contrato, e que deve ser integralmente paga, seja ou não utilizada durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW).
O que é cobrado na fatura de energia? São cobradas a energia consumida, o uso do sistema de distribuição, a demanda contratada e os tributos federais, estaduais e municipais (taxa de iluminação pública).
E como é calculado o valor cobrado na conta mensal de energia? O valor cobrado pelo consumo mensal é calculado multiplicando o valor do consumo no mês pelo valor da tarifa de energia com impostos. ... Portanto, o valor de consumo cobrado na sua conta de luz será de R$ 113,87 (200 kWh x R$ 0,56 kWh).