Hormônio beta-HCG Hormônio produzido pelo ovário logo após a concepção. A detecção de sua presença no organismo é o indício em que se baseia grande parte dos testes de gravidez. Associado à progesterona, o beta-HCG tem papel fundamental na manutenção da gravidez durante o primeiro trimestre.
As mulheres experimentam aumentos repentinos de estrogênio e progesterona quando engravidam. Estas mudanças hormonais e fisiológicas que acompanham a gravidez são únicas, causando alterações tanto físicas quanto emocionais.
Os níveis de hCG aumentam rapidamente nos primeiros dias de gravidez e podem ser detectados no sangue cerca de oito dias após o dia estimado da concepção pelos métodos laboratoriais mais sensíveis. Os testes de gravidez caseiros podem detectá-lo alguns dias depois na urina, dependendo de sua sensibilidade.
O teste somente pode dar falso negativo se for feito muito cedo, ou seja, antes do atraso menstrual de fato. Isso ocorre porque por mais que o embrião já esteja se formando, às vezes a quantidade de hormônio que foi liberada no organismo ainda é muito baixa. A quantidade de beta HCG pode indicar o tempo de gestação?
Beta hCG qualitativo: trata-se do exame que indica a presença ou a ausência desse hormônio, ou seja, indica se a mulher está grávida (resultado positivo) ou não (resultado negativo), sem apresentar nenhum valor (assim como o teste de gravidez de farmácia);
Confira alguns modelos e como fazer o teste em cada um deles:
Os mais confiáveis são o exame de sangue feito em laboratório e o exame de urina, que se compra na farmácia. Os testes de farmácia possuem algumas diferenças entre si. Se você quer apenas verificar se está grávida ou não, o teste de tira é o suficiente. Ele mostra o resultado sem erro na maioria dos casos.
Embora os testes de gravidez de farmácia estejam mais precisos, o exame de sangue para detectar o hCG ainda é o método mais confiável para identificar uma gestação, além de ser capaz de dar um resultado verdadeiro mais cedo.