Se tiver inserido a primeira parte do dedo o seu colo é baixo, se inseriu até a segunda parte do dedo seu colo é médio e se inseriu todo o dedo seu colo é alto.
A boa notícia é que, ao iniciar a menstruação , a progesterona cai e os inchaços tendem a desaparecer. Em algumas mulheres, a retenção de líquido pode ser mais generalizada e alcançar outras partes do corpo, causando inchaço na barriga e nos tornozelos.
Principais causas de cólica muito forte: Adenomiose; Mioma submucoso; Abortamento; Idiopática.
A dor que acompanha a menstruação é chamada de cólica menstrual ou dismenorreia e é sentida na região abaixo do ventre. Essa dor é provocada pela produção de prostaglandinas, substâncias que promovem a contração uterina. Em mulheres que apresentam cólicas intensas, observa-se uma produção maior dessas substâncias.
A cólica fora do período menstrual pode ser bastante incômoda e ter diversas causas, sendo normal durante a ovulação ou no início da gravidez, no entanto pode também ser indicativo de doenças como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica, principalmente se acontecer com frequência ou todos os meses.
Cólicas Menstruais Local da dor: dor no abdomen inferior, podendo alcançar região lombar ou até nas coxas. Outros sintomas: náuseas, diarreia e dor de cabeça. Frequencia: 2 a 3 dias antes do início do fluxo menstrual Duração: Duração de 48 a 72hs.