Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Existem mais de 11.
A respiração nos celenterados é ausente, ou seja, ele realiza trocas por difusão. A digestão é com maior volume intracelular, com pouca parte extracelular. A circulação é ausente, pois não há sangue, vasos, nem coração.
Água-viva também não tem cabeça, sistema circulatório e órgãos para respiração e excreção. Sua boca está na parte inferior do corpo e está conectada a uma cavidade central preenchida com estruturas semelhantes a pelos chamadas cílios que ajudam a transportar alimentos e outros materiais por todo o corpo.
Quando você encosta em uma água-viva, ela ejeta filamentos cheios de toxinas, que perfuram a pele. ... A água do mar entra no cnidócito e os nematocistos, cheios de toxinas, são ejetados. Como se fosse uma agulha hipodérmica, esse filamento penetra no corpo. A picada dá a sensação de queimadura.
A água-viva vive principalmente no oceano, mas, na verdade, ela não é um peixe, e sim um plâncton. Tem seu corpo gelatinoso e tentáculos bamboleantes, flutua na água ou tem capacidade de nado tão limitada que as correntes controlam seus movimentos horizontais.
Primeiros Socorros para Queimadura de Água Viva
Cada água viva possui milhares de nematocistos prontos para serem disparados ao entrar em contato com a pele humana. Quais os sintomas e sinais que provocam? · Os mais comuns são as urticárias e queimaduras locais dolorosas que podem durar de 30 minutos a 24 horas.
– Lave a área afetada com bastante água salgada. Não use água potável ou mineral, uma vez que isso aumenta a dor. Outra dica é aplicar vinagre comum na área do ferimento – isso também ajudará a neutralizar a ação do veneno.
Mantenha um pano limpo e umedecido em água fria na região durante as primeiras 24 horas, trocando sempre que a água aquecer; Não aplique qualquer produto como óleo ou manteiga na queimadura; Passe uma pomada hidratante ou cicatrizante para queimaduras, como Nebacetin ou Unguento.
Na maioria dos casos, é motivada por um contato rápido com fogo, objeto muito quente ou exposição prolongada ao sol. O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico.
Para tratar uma cicatriz de queimadura, podem ser utilizadas várias técnicas, que incluem pomadas corticoides, luz pulsada ou cirurgia plástica, por exemplo, dependendo do grau da queimadura.
Classificação das queimaduras Primeiro grau: Atinge a camada superficial da pele, que fica vermelha, quente e dolorosa, mas não forma bolhas. Ocorre por exemplo quando a pessoa fica exposta ao sol por períodos prolongados. A cura espontânea ocorre em 3 a 6 dias, sem deixar cicatrizes.