Na anatomia humana, o tímpano ou membrana timpânica, é uma membrana em forma de cone fina que separa o ouvido externo do ouvido médio em humanos e outros tetrápodes. A sua função é a de transmitir o som do ar aos ossículos no ouvido médio, e, em seguida, para a janela oval na cóclea cheia de fluido.
O tímpano perfurado, quando não é corretamente tratado, pode causar complicações, como Perda de Audição, Otites, Colesteatoma e até mesmo o aparecimento de Cistos no ouvido médio. Buscar ajuda profissional assim que os sintomas aparecerem garantirão que sua saúde auditiva continue em dia e sem complicações.
O acúmulo de cera é uma das causas mais comuns para a sensação de ouvido tampado e acontece porque realmente o ouvido fica entupido com cera. Embora a cera seja uma substância saudável, produzida pelo corpo para eliminar sujeira do canal auditivo, pode acabar se acumulando em excesso, causando dificuldade para ouvir.
Sim, é comum sentir os ouvidos tapados durante o uso do cerumin. Tal sensação desaparecerá logo após a realização da lavagem otológica feita pelo seu otorrino. Em relação às pontadas leves, eu indicaria adiantar o retorno da consulta somente se a dor ficar mais intensa.
COMO LIMPAR OS OUVIDOS SEM COLOCAR A AUDIÇÃO EM RISCO? A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).
Com uma seringa esterilizada, aplique suavemente soro fisiológico no ouvido afetado. A eficácia desse método será maior se você colocar amolecedor de cera 15 ou 30 minutos antes de usar a seringa. Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo.
Limpar ou não o ouvido?