As orações subordinadas substantivas são aquelas que desempenham o papel de substantivo na frase. Elas podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto.
As Conjunções Subordinativas Integrantes são as que ligam duas orações, sendo que a segunda é sujeito ou complemento da primeira: que, se. O professor observará se o aluno está estudando.
Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto. Assim, a classificação sintática de uma oração subordinada substantiva depende do contexto.
Oração subordinada substantiva apositiva É aquela que exerce a função de aposto de um termo da oração principal.
A oração subordinada substantiva predicativa, que chamaremos apenas oração predicativa, é aquela que funciona como predicativo do sujeito, portanto há sujeito na oração principal. O verbo da oração principal será sempre de ligação. Veja os exemplos: O ideal é / que nos tornemos amigos.
A oração subordinada substantiva predicativa exerce papel de predicativo do sujeito do verbo da oração principal e vem sempre depois do verbo ser. Por Exemplo: Nosso desejo era sua desistência. Nosso desejo era que ele desistisse.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem as funções específicas de um substantivo na relação de dependência com uma outra oração. ... 1 – Oração Subordinada Substantiva Subjetiva é aquela que exerce a função de sujeito da oração principal.
5 – Oração Subordinada Substantiva Predicativa Essa oração aparece sempre depois do verbo ser. Como por exemplo: O melhor é que aprendi a matéria. O melhor é / que aprendi a matéria.
Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.
O padre quer que todos participem da celebração. É verdade que você será candidato? No período acima há oração subordinada substantiva: Subjetiva.
Alternativa c: subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva completiva nominal. A oração "que eu tinha medo" é classificada como oração subordinada substantiva objetiva direta porque ela completa o sentido da oração principal "e no fim declarou-me", afinal quem declara, declara algo.
NÃO é Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta a oração da alternativa D. ... No período "Ele gosta de que haja comida durante a apresentação.", a oração grifada complementa o sentido do verbo gostar, que é transitivo indireto. Assim, essa oração tem função de objeto indireto.
c) Foi dito que o culpado morrera. Oração subordinada substantiva subjetiva. Isso foi dito - foi dito isso. ... impressão de que ? - Impressão é substantivo e não verbo, por isso a oração não pode ser classificada como subordinada substantiva objetiva indireta.
e) ( ) Oração Subordinada Substantiva Apositiva; Oração Subordinada Substantiva Predicativa. (IBFC-2013) Leia as sentenças: É preciso que ela se encante por mim! Chegou à conclusão de que saiu no prejuízo.
Leia as sentenças: É preciso (que ela se encante por mim!) Chegou à conclusão (de que saiu no prejuízo) assinale abaixo a alternativa que classifica, correta a respectivamente, as orações subordinadas substantivas (O.S.S)destacadas: a) ( ) O.S.S Objetiva direta e O.S.S objetiva indireta.
É verdade que nunca nos satisfazemos com nossas posses. (Exerce a função de sujeito da oração principal. Daí o nome de SUBJETIVA. ... Daí o nome de APOSITIVA.
"Sou contrário a que se conceda tal regalia." Perceba que "contrário" é um adjetivo, então a oração "a que se conceda tal regalia" está completando o sentido de um nome. Portanto trata-se de uma oração subordinada substantiva completiva nominal.
Uma oração subordinada substantiva pode ser:
Quem me acompanhava quis um sorvete. Sj. Todos querem o mesmo destino: que atinjamos a felicidade. Ap.
Por sua vez, as orações organizam-se em períodos. Estes são constituídos por uma ou mais orações e terminam sempre por uma pausa bem definida, marcada por ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências.