A dose usual para adultos é de 250mg a cada 6 horas. Para tratar faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500mg ou 1g pode ser administrada a cada 12 horas. O tratamento de cistites deve ser de 7 a 14 dias.
A cefalexina é um antibiótico que pode ser usado em caso de infecção por bactérias sensíveis a esta substância ativa. Geralmente é usado em sinusites, infecções do trato respiratório, otite média, infecções da pele e tecidos moles, infecções ósseas, do trato geniturinário e infecções dentárias.
A cefalexina também é muito utilizada para tratar faringites e amigdalites. A dose recomendada é 500 mg de 12/12 horas por 10 dias.
Os medicamentos mais comuns no tratamento de dor de garganta são:
De forma geral, os principais remédios de farmácia que podem ser recomendados em caso de dor de garganta são:
Veja as principais causas de dor na garganta e o que fazer em cada caso.
Os vírus ou bactérias infectam células e se multiplicam na área da garganta. O sistema imune reage, desatando uma inflamação. Se o agente for um vírus, o contra-ataque do organismo acontece em toda a região. Quando a causa é uma bactéria, a batalha tende a se concentrar nas amígdalas.
Irritação, ardência, tosses e dificuldade para engolir são sintomas de dor de garganta que podem indicar infecção ou inflamação.
Ao entrarem em contato com vírus e bactérias durante a respiração, elas emitem um alerta para o organismo produzir anticorpos e combater os agentes invasores. Apesar dessa função, extrair as amídalas não interfere significativamente no sistema imunológico nem traz malefícios à saúde.
2. Analgésicos e anti-inflamatórios. O uso de analgésicos, para aliviar a dor, e anti-inflamatórios, para reduzir a inflamação, são prescritos pelo otorrinolaringologista tanto para a amigdalite bacteriana quanto para a viral.
Mito e verdade. O sorvete não piora esse tipo de dor. Pelo contrário, o gelo pode, sim, ser um bom aliado para aliviar essa sensação.
O que não comer Torradas, cereais ou granola, que são duros, podem arranhar a garganta e aumentar a dor. As comidas geladas, como sorvete, também devem ser evitadas, assim como os sucos de frutas ácidas (laranja ou abacaxi, por exemplo), por aumentarem o incômodo ao entrar em contato com a garganta inflamada.