As raízes de um polinômio (também chamado de zeros polinômicos) são os valores para os quais o valor numérico do polinômio é igual a zero. Lembre-se que para calcular o valor numérico de um polinômio, a variável polinomial deve ser substituída por um número.
O ato de fatorar um número pode parecer complicado, mas com a ajuda dos números primos, é possível realizar o processo de uma maneira extremamente simples. Para isso, basta dividir o número pelo seu menor divisor primo. Na sequência, divide-se o quociente que foi obtido pelo mesmo número primo.
Aprenda a fatorar expressões do segundo grau como o produto de dois binômios lineares....Escolha 1 resposta:
Forma Fatorada de uma Função Quadrática
Como sabemos as raízes, podemos simplificar a função quadrática como (x+2)(x+2). Faça a multiplicação distributiva e confirme que resulta na mesma função quadrática! Perceba também que a multiplicação dos termos (x+2)(x+2) também possui como raiz o valor -2.
Considere o trinômio ax2 + bx + c. A sua forma fatorada pode ser encontrada utilizando suas raízes, ou seja, os valores de x que zeram tal expressão. Para determinar os valores que zeram tal expressão, basta resolver a equação ax2 + bx + c = 0 utilizando o método que achar conveniente.
Se a equação possui o termo c igual a zero, utilizamos a técnica de fatoração do termo comum em evidência. 3x2 – x = 0 → x é um termo semelhante da equação, então podemos colocá-lo em evidência. x(3x – 1) = 0 → quando colocamos um termo em evidência dividimos esse termo pelos termos da equação.