O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.
Economia planificada, propriedade coletiva e forte presença da iniciativa privada. Economia de mercado, propriedade coletiva e forte presença da iniciativa estatal.
Como uma ideologia política, o comunismo é geralmente considerado como a etapa final do socialismo. ... O comunismo pode-se dizer que é o contrário do capitalismo, oferecendo uma alternativa para os problemas da economia de mercado capitalista e do legado do imperialismo e do nacionalismo.
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método ...
A Comuna de Paris foi a primeira tentativa na história de implantação de um governo socialista. Em 1871, após a derrota da França na Guerra Franco-Prussiana, Adolphe Thiers assumiu o poder francês e assinou um acordo de paz com o chanceler prussiano Otto Bismarck.
Chamada de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), era uma nação socialista que surgiu como resultado direto da Revolução Russa de 1917. ... O fim da União Soviética foi resultado da má administração do país por seus governos autoritários e corruptos.
Resposta. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução, que ocorreu em outubro de 1917. Prometeram paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo.
A União Soviética existiu entre 1922 e 1991 e foi resultado direto da implantação do socialismo na Rússia, por meio da Revolução Russa de 1917.
Durante a Guerra Civil Russa (1917-1921), os bolcheviques adotaram o comunismo de guerra, o que resultou na desintegração de grandes latifúndios e a apreensão forçada de excedentes agrícolas.
A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique derrubou o Governo Provisório apoiado pelos partidos socialistas moderados e impôs o governo socialista soviético. ...
Em 30 de dezembro de 1922, é fundada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), incluindo a Rússia, a Ucrânia, a Bielorússia, repúblicas da Ásia Central e a Transcaucásia (subdividida em 1936 nas repúblicas da Geórgia, Armênia e Azerbaijão).
Foi em 1922 que se constituiu oficialmente a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).