EQST

Quais Os Atos Que Podem Ser Praticados Durante A Suspenso Do Processo?

Quais os atos que podem ser praticados durante a suspensão do processo?

Durante a suspensão, é defeso praticar qualquer ato processual, salvo atos urgentes, a fim de evitar dano irreparável (art. 314, CPC/2015), como a audição de testemunha enferma e a realização de perícia.

Quanto tempo o processo pode ficar sobrestado?

Os processos com repercussão geral reconhecida deveriam ser julgados em um ano. Essa é a previsão do Código de Processo Civil de 2015. A lei chegou a prever que, se não fosse cumprido o prazo, os processos seriam liberados. Porém, esse dispositivo foi revogado pela Lei nº 13.

O que é sobrestamento de recurso?

Trata-se de suspensão temporária do processo ou de ato jurídico. É a paralisação do curso do processo, deixando de dar andamento ao mesmo em virtude da existência de alguma questão prejudicial.

Como consultar processo sobrestado?

O TJMS criou uma página do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (NUGEP) em seu Portal, para consulta da Distribuição de IRDR e IAC, dos Processos Sobrestados – Resolução 235 CNJ, e dos temas de IRDR. Para acessar, basta entrar no link https://www.tjms.jus.br/projetos/nugep/index.php e consultar as respectivas abas.

O que quer dizer suspensão sobrestamento por decisão judicial?

O que quer dizer “processo suspenso ou sobrestado por decisão judicial”? (C. S. – Contagem / MG) ... Esta anotação indica que o processo está suspenso. Neste período, ele não terá andamento algum.

O que significa levantamento da suspensão?

Para requerer o levantamento da suspensão deve apresentar os documentos necessários à comprovação dos requisitos de permanência na actividade, cuja falta tenha determinado a suspensão da licença. ... Todos os documentos apresentados no processo devem ser redigidos em língua portuguesa ou inglesa.

O que significa Susp sobr p decisão judicial?

O que quer dizer “processo suspenso ou sobrestado por decisão judicial”? (C. S. – Contagem / MG) ... Esta anotação indica que o processo está suspenso. Neste período, ele não terá andamento algum.

O que é recurso repetitivo no novo CPC?

Tema ou Recurso Repetitivo (RR) É o recurso julgado por sistemática descrita no Código de Processo Civil (Lei n. , em que o STJ define uma tese que deve ser aplicada aos processos em que discutida idêntica questão de direito.

Qual a diferença entre recurso repetitivo e de repercussão geral?

A decisão definitiva sobre o processo com repercussão geral ocorre sempre em julgamento presencial. ... Recursos repetitivos – Outro instituto criado para melhorar a vazão de processos no Judiciário é o de recursos repetitivos. Os recursos repetitivos foram instituídos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com a Lei n.

O que é julgamento por amostragem?

543-B ao CPC). Trata-se daquilo que Barbosa Moreira, referindo-se às normas aplicáveis ao STF, apropriadamente chamou de julgamento do recurso "por amostragem", expressão agora aplicável também ao STJ. ... Todos deverão ser reunidos no mesmo procedimento de julgamento por amostragem.

O que é decisão de afetação na sistemática dos recursos extraordinário e especial repetitivos?

158 Essa afetação nada mais é do que a escolha de recursos paradigmas, cuja solução vinculará todos os demais atinentes à mesma questão. A remessa é promovida sem juízo de admissibilidade dos recursos selecionados, na origem (art. 1.

O que é o incidente de resolução de demandas repetitivas?

O incidente de resolução de demandas repetitivas é aquele que se instaura, perante um tribunal, quando em sua jurisdição registra-se repetição de processos em torno de uma igual questão de direito, ensejando risco de soluções conflitantes que possa ofender a isonomia e a segurança jurídica (CPC, art.

O que é incidente de resolução de demandas repetitivas Irdr?

O chamado Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas ou IRDR é um instituto introduzido no ordenamento jurídico brasileiro com o Novo CPC. Como o próprio nome revela, relaciona-se com a existência de demandas repetitivas em um determinado órgão de julgamento.

Quem julga o incidente de resolução de demandas repetitivas?

A competência para processar e julgar o incidente de resolução de demandas repetitiva é do tribunal de segundo grau, e não do Supremo Tribunal Federal.