No caso de Chernobyl, a explosão da usina nuclear espalhou diversos isótopos, como o 60Co (cobalto 60) e o 90Sr (estrôncio 90), sendo que a meia-vida radioativa do 60Co é de 5,3 anos e a do 90Sr é de 29 anos.
Como é visitar Chernobyl hoje Embora ainda seja proibido morar, visitar a turismo é permitido. Na época da catástrofe, centenas de prédios, escolas, casas e vilarejos tiveram de ser evacuados às pressas. Toda a estrutura permaneceu intacta, já que os habitantes jamais foram autorizados a retornar.
resposta: Viktor Bryukhanov, gerente da Usina de Chernobyl, Nikolai Fomin, engenheiro-chefe e Anatoly Dyatlov, engenheiro-chefe adjunto, foram condenados a 10 anos de prisão em 1987 como responsáveis pelo pior acidente nuclear que o planeta já viu.
Eram 5h da manhã quando Mikhail Gorbachev, o último líder da URSS, recebeu um telefonema. Ele foi informado de que havia ocorrido uma explosão na usina nuclear de Chernobyl, mas, aparentemente, o reator estava intacto.
E Chernobyl ainda citou o nome de Valery Khodemchuk, um dos funcionários que morreram durante a explosão. Seu corpo nunca foi encontrado e um memorial foi criado em sua homenagem dentro da usina nuclear.
No dia 26 de abril de 1986, ocorria a explosão de um reator de Chernobyl, na então Ucrânia soviética.
-Ter um bom plano de emergência em caso de acidente em usina nuclear, evacuação da população e equipes treinadas para conter vazamentos e descontaminar as áreas afetadas. -Nunca negligenciar a manutenção de todos os sistemas de usinas nucleares e equipamentos que trabalhem com radioisótopos.
Para isso, o reator é constituído por uma bobina feita de fios de cobres. Essa peça envolve um núcleo feito de material ferro-magnético. Dessa forma, os reatores são aparelhos auxiliares que tem como principal função uma partida estabilizada, ou seja, a lâmpada acende sem cintilações na corrente.
Nos reatores PWR, o líquido de refrigeração primário (normalmente água desmineralizada) é bombeado sob altas pressões dentro do núcleo do reator onde é aquecido pela energia liberada pela fissão nuclear.
O reator nuclear é um compartimento onde ocorrem a reações nucleares por fissão ou fusão. No caso da reação nuclear pro fissão, o reator funciona como uma espécie de Central Térmica, pois é aquecido pela energia liberada pelo Urânio-235 e assim aquece a água no próximo estágio do Complexo Nuclear.
A partir das diferentes formas de trabalho dos reatores, temos uma nova classificação dos tipos de reatores nucleares.
Reatores químicos: o que ninguém nunca te explicou