As valvas (válvulas) do coração são úteis ao sistema cardiovascular ao controlar a direção do fluxo sanguíneo durante a circulação, e determinar o momento exato no qual o sangue passa entre as câmaras do coração, bem como para dentro e fora do órgão.
O coração é dividido em duas metades por um septo dirigido obliquamente, e cada uma das metades apresenta duas cavidades, ou câmaras denominadas de átrio e ventrículo. Os átrios são separados pelo septo interatrial e os ventrículos pelo septo interventricular.
As paredes do coração são constituídas por três camadas distintas, sendo a camada mais externa o epicárdio. A camada média espessa é o miocárdio, constituído por tecido muscular cardíaco que se contrai causando compressão nas câmaras cardíacas e, consequentemente, ejeção de sangue.
Noções anatômicas
Em anatomia, as aurículas ou átrios são duas cavidades do coração, localizadas uma em cada lado acima dos ventrículos, dos quais são separadas por válvulas cardíacas. ... São constituídas por tecido muscular estriado cardíaco.
Designação das cavidades situadas na base do coração. Na aurícula direita desembocam as veias cavas com o sangue venoso proveniente de todo o organismo e na esquerda o sangue proveniente das veias pulmonares com o sangue oxigenado vindo dos pulmões.
A válvula tricúspide se abre para permitir que o sangue do átrio direito encha o ventrículo direito e se fecha para impedir o refluxo de sangue para o átrio direito, enquanto o ventrículo direito se contrai para bombear sangue para os pulmões.
Veias e artérias são vasos sanguíneos que apresentam algumas diferenças. A primeira delas diz respeito à direção do transporte do sangue. Nas veias, o sangue segue dos tecidos do corpo em direção ao coração; nas artérias, o sangue flui do coração para as diferentes partes do corpo.
Veias cava A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração.