Um determinado volume de ar contém 4% de vapor de água. Pode-se afirmar que o ar encontra-se: seco, úmido, neutro, saturado. Para que o ar possa ser considerado saturado, é necessário que ocorra: evaporação e chuva, evaporação e resfriamento, RESfriamento e PrecipitaçÃO resfriamento e condensação.
A alta quantidade de vapor de água na atmosfera favorece a ocorrência de chuvas. ... Em regiões onde a umidade relativa do ar se mantém muito baixa por longos períodos, as chuvas são escassas. Isso caracteriza uma região de clima seco. A atmosfera com umidade do ar muito alta é um fator que favorece a ocorrência de chuva.
Nas condições padrão de temperatura e pressão, conforme IUPAC (0 °C e 100 kPa), o ar seco tem uma densidade de 1,2754 kg/m3. Para 20 °C e 101,325 kPa, o ar seco tem uma densidade de 1,2041 kg/m3. Para 70 °F e 14,696 psi, o ar seco tem uma densidade de 0,074887lbm/ft3.
Temos, então, que a densidade relativa é um número puro, sem unidades, o que significa que essa grandeza não depende da temperatura e da pressão dos gases, desde que ambos estejam nas mesmas condições. A fórmula para calcular a densidade de qualquer substância é dada por: d = m/v.
O ar tem peso graças à gravidade, a força que atrai todas as coisas para o centro da Terra, por isso a concentração dos gases é maior próximo ao nível do mar, consequentemente mais denso.
5,972 × 10^24 kg
A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. É também o maior dos quatro planetas telúricos....
Isaac Newton explica Newton demonstrou que toda a massa de um corpo esférico está concentrada em seu centro, e a partir da equação F = G x M1 x M2 / R2 é possível calcular a massa da Terra.
Universo observável