FONTES DE FINANCIAMENTO DE UMA EMPRESA: QUAIS AS DEMAIS OPÇÕES DISPONÍVEIS NO MERCADO?
As fontes de financiamento a que a maioria das pessoas recorre para iniciar uma empresa incluem as poupanças pessoais e os empréstimos bancários ou de familiares e amigos. Este tipo de empréstimos informais permite maior flexibilidade em termos de juros e prazos de pagamento. ...
2. FONTES DE FINANCIAMENTO A LONGO PRAZO
O empréstimo pessoal tem a taxa de juros maior do que a do financiamento, pois o risco de inadimplência sofrido pela instituição financeira é maior. ... Enquanto no financiamento as taxas de juros são menores, pois o financiamento requer uma finalidade específica e, na falta de pagamento, o banco tem a garantia do imóvel.
Fontes espontâneas de financiamento em curto prazo Resultam das operações normais da empresa e as duas fontes principais desses financiamentos a curto prazo. À medida que as vendas da empresa crescem, as duplicatas a pagar aumentam em condições do maior volume das compras requerido pelos níveis mais altos de produção.
Existem fontes de financiamento não onerosas geradas naturalmente pelas operações normais da empresa. As principais são: salários a pagar, encargos sociais a recolher, impostos a recolher e provisões para férias e 13º salário.
Basicamente o capital de Terceiros pode ser obtido de forma não onerosa através de salários a pagar, impostos a pagar, etc. E de forma onerosa através de empréstimos, financiamentos, emissão de debêntures, fornecedores, etc.