EQST

Quais As Complicaçes Da Gastrostomia?

Quais as complicações da gastrostomia?

As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.

Como é qual a finalidade da gastrostomia?

A gastrostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do estômago através da parede abdominal. As técnicas empregadas para realização da gastrostomia são: cirurgia através de laparotomia, via endoscópica ou através de laparoscopia.

Para que serve uma gastrostomia?

Gastrostomia é uma abertura criada no estômago para a parede do abdome. A gastrostomia pode ser necessária se o paciente não for capaz de ingerir pela boca comida suficiente para uma boa nutrição. Desta forma, alimentos e líquidos são dados por meio de um tubo colocado na abertura no estômago.

Para que é indicado a gastrostomia?

A gastrostomia (GTT) cirúrgica foi incorporada às rotinas pediátricas como método alternativo e seguro, para a nutrição enteral prolongada, em pacientes com dificuldade ou impossibilidade de nutrição por via oral.

Como cuidar de paciente com GTT?

O cuidado mais importante é manter o local sempre limpo e seco e, por isso, é aconselhado lavar a região, pelo menos, 1 vez por dia com água morna, uma gaze limpa e sabão de pH neutro. Mas também é importante evitar roupas muito apertadas ou colocar cremes com perfumes ou produtos químicos no local.

O que é descompressão gástrica?

A descompressão nasogástrica é usada para tratar íleo paralítico pós-operatório que se desenvolve após cirurgi- as abdominais. Após laparotomias, a motilidade do intestino delgado retorna dentro de 12 horas, seguido pela atividade gástrica após 24 horas e depois pela colônica, após um a três dias.

Como saber se o estômago está dilatado?

Além de inchaço da região abdominal, pode haver desconforto e dificuldade para respirar, dependendo da gravidade do estômago alto, além de má digestão, mal estar e aumento do risco de inflamações no intestino.

O que é gastrostomia e cuidados?

A gastrostomia (GTT) é um dos métodos para fornecer dieta ao paciente e garantir suporte nutricional adequado. Na gastrostomia, um tubo (sonda ou cateter) é colocado no estômago e fica acessível através da pele do abdome (implantação percutânea).

O que é uma Jejunostomia?

O QUE É A JEJUNOSTOMIA? É uma abertura no intestino, também realizada pelo médico no centro cirúrgico, quando o paciente apresenta alguma dificuldade no estômago impossibilitando a alimentação via oral e pela gastrostomia.

Qual a diferença de gastrostomia e Jejunostomia?

qual a diferencia entre jejunostomia e gastrostomia? Difere-se quanto a localização: jejunostomia é uma conexão direta para o jejuno (intestino delgado) e gastrostomia é para o estomago. Dependendo da doença de base, escolhe-se uma ou outra para via de alimentação e suporte nutricional.

Como desentupir sonda Jejunostomia?

A forma de se tentar desobstruir a sonda é tentando injetar água (com temperatura de morna para quente) pela via obstruída!

Quais profissionais podem instalar a gastrostomia e Jejunostomia?

Esse procedimento geralmente é realizado pelo cirurgião geral e do aparelho digestivo, e consiste na colocação de uma sonda diretamente no estômago, no caso da gastrostomia, ou no intestino, no caso da jejunostomia, com intuito na maioria das vezes de alimentar o paciente.

Onde fica a Jejunostomia?

A jejunostomia é uma operação que consiste em abrir orifício no jejuno, através da parede abdominal. Nesta abertura no intestino delgado posiciona-se uma sonda (tubo flexível) através da qual se introduz alimentos ou medicamentos ou se faz uma saída artificial de fezes (ânus artificial).

O que é rolha na enfermagem?

Causa ligada a cânula de traqueostomia: É a chamada ROLHA, que ocorre quando há um entupimento da cânula de traqueostomia por secreções que vão endurecendo no interior da sua luz.

O que é Tot na área de enfermagem?

O tubo endotraqueal, conhecido pelos profissionais como TOT (Tubo Orotraqueal), é um dispositivo médico-hospitalar, estéril, invasivo, utilizado em pacientes quando há necessidade de submetê-los à ventilação mecânica, ou seja, quando um respirador artificial assume a respiração e inspiração naturais.

O que é VM na enfermagem?

A ventilação mecânica (VM) ou o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada (CARVALHO; JUNIOR; FRANÇA, 2007). Este suporte de vida é utilizado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para diminuir o trabalho respiratório.

O que significa VM na saúde?

A ventilação mecânica (VM) é um dos suportes à vida de grande importância em UTI e constitui um dos recursos mais utilizados nessas unidades, consistindo no emprego de uma máquina que substitui, total ou parcialmente, a atividade ventilatória do paciente, com o objetivo de restabelecer o balanço entre a oferta e a ...