Os diplópodes possuem o corpo formado, normalmente, por um esqueleto reforçado por cálcio e carbono, dividido em segmentos fundidos denominados diplosegmentos. Estes possuem, cada um, dois pares de pernas.
Significado de Diplópodes substantivo masculino plural Classe (Diplopoda) de artrópodes que têm o corpo comumente mais ou menos cilíndrico, coberto de um tegumento duro e composto de numerosos segmentos com dois pares de patas na maioria deles. Alimentam-se principalmente de vegetais e não têm presas venenosas.
piolhos-de-cobra
Vivem em ambientes úmidos, são encontrados embaixo de folhas, restos de madeira ou árvores mortas, alimentando-se de matéria orgânica em decomposição (folhas, madeiras e pequenos animais). Desse modo, são vistos em parques, jardins ou até mesmo em vasos de planta no interior das casas.
Comportamento. Os piolhos de cobra são encontrados em troncos, folhas ou pedras, mas também podem aparecer dentro de residências. Isso porque eles procuram lugares úmidos para viver. Assim, quando existe um excesso de irrigação em áreas de jardins, eles podem migrar para ambientes internos.
Como acabar com o piolho-de-cobra?
Piolho-de-cobra é eficaz no processamento de resíduos e na produção de adubo. ... Capazes de triturar até papelão, esses pequenos animais, também conhecidos como maria-café e embuá, reduzem em até 70% o volume de resíduos e geram adubo de ótima qualidade, informou a Agência Embrapa de Notícias.
Sim, a centopeia ou lacraia é venenosa! Sua picada é bem dolorosa e libera uma substância que é tóxica para os seres humanos. Geralmente, a picada da centopeia causa vermelhidão, dor e inchaço. Em casos mais graves, o envenenamento pode provocar calafrios, febre e até a necrose da área picada.
O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada.
Scolopendra gigantea