Para Carlos Alberto De Lucca, coordenador geral do Siga Concursos, é possível passar no primeiro concurso se o candidato já escolhe o cargo e estabelece uma meta antes de sair o edital. ... “Depois que sai o edital o candidato tem até 90 dias para se preparar para a prova.
Nessa parte da prova entram disciplinas como Noções de Saúde Pública (concursos da área da Saúde), Legislação Municipal, Legislação de Trânsito (Guarda Municipal), Pedagogia (Educação), Direito Constitucional e Direito Administrativo.
Como Passar em Concurso Público – Fase da escolha
A duração dos estudos é extremamente relativa e pode durar meses ou anos, dependendo de fatores internos e externos. Mas, sim, segundo levantamento da Folha Dirigida há uma média: a maior parte dos candidatos pode levar até dois anos para passar em algum concurso.
O coach afirma que apenas 8% dos candidatos se preparam de verdade para um concurso. ... “Para ter boas chances de ser aprovado em um concurso simples, com nível de exigência menor, você precisa de, pelo menos, quatro ou cinco meses de preparação”, avalia o coach.
Ora, é simples: Não há vagas para todos. A oferta de vagas quase sempre é esmagadoramente menor que o número dos candidatos. Ou seja, sempre haverá candidatos “sobrando”. Apesar de ser assustadora, a relação candidatos versus vagas não é, em si, o motivo das pessoas não lograrem êxito no concurso de seus sonhos.
Mas, qual foi a nota de corte do último concurso?
Tomando todos esses cuidados, é possível passar em concurso com 1 mês de estudo. Não que seja fácil, afinal tem uma série de itens que devem ser avaliados, mas com os devidos ajustes e, a depender do concurso, é possível obter um resultado bem satisfatório.
Se for somente 1 vaga, você deve acertar entre 28 e 30 questões, para ter extremas chances de passar, mas só forem 50 vagas, acertando 21 pode ser o suficiente.
Português – de 30 questões será preciso acertar 19; Estatística – de 07 questões será preciso acertar 04; Raciocínio Lógico – de 08 questões será preciso acertar 05; Disciplinas jurídicas – será preciso acertar ao menos 02 questões de cada disciplina (Direto Penal, Penal/Proc.
O Teste de Aptidão Física (TAF) costuma eliminar um grande número de candidatos. Um dos motivos é a falta de observância ou descumprimento das regras presentes no edital.
3- Analfabeto não pode assumir cargo público. Verdade – Há concursos direcionados para candidatos alfabetizados (ensino fundamental incompleto). Candidatos que não foram sequer alfabetizados realmente não podem tomar posse de cargos públicos.
Candidato a concurso público não pode ser eliminado por maus antecedentes se em sua ficha criminal constar termo circunstanciado contra ele.
Então, muito cuidado com o que você compartilha! Se durante a investigação for verificado que o candidato apresentou, em algum momento da sua vida, conduta incompatível com o que se espera de um agente de segurança pública, o candidato é eliminado do concurso.
Caso haja qualquer sinal de omissão ou falseamento de dados, o participante é imediatamente desclassificado. Depois deste preenchimento, o órgão responsável pelo certame irá iniciar de fato a Investigação Social. Geralmente, inicia-se com uma busca nos sistemas da Polícia Federal.
Nessa etapa da investigação social, a banca examinadora quer identificar se você está apto, ou não, para o exercício da função, então é importante saber o que reprova nessa avaliação. Assim, ao analisar que você teve práticas inidôneas ou socialmente reprováveis, você pode ser reprovado nessa fase do concurso.
A investigação social é realizada por policiais militares em trajes civis e a missão é reunir dados de conduta e comportamento. Os candidatos podem ficar tranquilos, pois o que for descoberto não será exposto e a investigação é em cunho sigiloso.
Dentre as doenças que podem reprovar candidatos em concursos públicos, podemos destacar as seguintes:
Basicamente, significa que a organizadora do concurso ou o próprio órgão ou entidade que o promove poderá colher, dependendo do grau predeterminado, informações diversas da biografia dos candidatos, assim como de suas relações pessoais e condutas no plano social e profissional.
De acordo com o magistrado, não há ilegalidade na verificação de se o candidato é usuário de drogas, para fins de investigação social para provimento de cargos de soldados combatentes, uma vez que atribuições do cargo exigem conduta idônea. ...
O concurso da Polícia Militar é um dos mais concorridos do Brasil. Os salários são bons, os requisitos não são muitos e a profissão é interessante e desafiadora. Por isso, é preciso se preparar muito para tirar notas melhores que as dos concorrentes. Mas como passar no concurso da PM?
STJ Decide: Concurso público não pode excluir candidato por infração cometida quando menor de idade! Um candidato a cargo público não pode ser excluído de concurso porque cometeu infração antes de sua maioridade penal, aos 18 anos. Essa é a decisão da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Em regra, quem tem o nome inserido no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa pode participar dos concursos e assumir o cargo.
Entendeu a Corte, que tal ato fere os princípios constitucionais e é, portanto, ato abusivo. Com esse entendimento, conclui-se que não há impedimento de investidura em cargo público em razão de o candidato contrair dívida.
O fato de não ter a escolaridade exigida para o cargo pretendido, também, pode ser uma barreira para você tomar posse. Ocorre que não ter o nível de conhecimento mínimo para o cargo não significa que o candidato com escolaridade acima do exigido possa ser excluído do certame.
Os consulados de outros países não costumam trabalhar com os Órgãos de Proteção ao Crédito, como a Serasa e o SPC. Portanto, fique tranquilo! Quem tem nome no SPC pode tirar passaporte! No entanto, a única coisa que pode lhe impedir de tirar o visto para outros países é ter o CPF constando como irregular.