Devido ao fato de ser estéril, Sara teria permitido que Abraão coabitasse com Agar no sentido de gerar um herdeiro. Desta união, foi gerado Ismael o que fez Agar desprezar Sara, já que esta não podia conceber, e quando Sara concebeu milagrosamente a Isaque, Ismael passou a perseguir e humilhar seu meio-irmão.
Agar era uma escrava egípcia da tribo de Abraão. A tarefa de Sara era gerar um filho e herdeiro, mas, quando não conseguiu, deu Agar ao marido como substituta. Mas ela nunca foi totalmente aceita na tribo de Abraão e, no final, foi rejeitada e expulsa para o deserto.
Agar nos ensina, que Deus está presente em nossa vida. Deus ofertou sua presença para aquela mãe e aquele filho. Os ajudou. Ele havia prometido para Abraão que esse seu filho também seria uma grande nação (Gn 21:14). Ele havia prometido para Agar que Ismael seria uma grande nação (Gn 21:18).
Ismael
Agar: Significa estrangeira e indica uma pessoa que tende a errar muito porque age como se não tivesse nenhum envolvimento com o que está acontecendo.
É um nome de origem germânica, a partir dos elementos hild, hilde, hilt, que quer dizer “combate,... Significa “espírito da vida”, “princípio gerador da Natureza”. É um nome derivado do nome Hermes, que surgiu através do grego Hermês, a partir... Significa “azevinho”, “árvore sagrada”.
Ismael é um nome masculino e tem origem a partir do hebraico Yishmaél, Ishmael, ligado a yishmá, que quer dizer “ele ouvirá”, e significa “Deus ouve”. É um nome bíblico citado no Antigo Testamento como um dos filhos de Abraão e Agar, ele é considerado um dos ancestrais tradicionais e pai dos povos árabes.
Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, dito filho da promessa.
De acordo com o Livro de Gênesis, Ismaelitas (árabe: Bani ismail, hebraico: Bnai Yishma el) são os descendentes de Ismael, o filho mais velho de Abraão, e os descendentes dos doze filhos, os príncipes de Ismael.
Nas tradições islâmica e judia, os árabes são um povo semita que tem sua ascendência em Ismael, um dos filhos do antigo patriarca Abraão com a egípcia Hagar. Genealogistas árabes medievais dividiram os árabes em dois grupos: os "árabes " do sul da Arábia, descendentes de Catã (identificados com o Joctã bíblico).
Agar
Isaac foi um dos três patriarcas israelitas. Segundo o livro de Gênesis, Abraão tinha 100 anos quando Isaac nasceu e Sara já havia cessado o período fértil....
Canaã
Canaã