A ateromatose aórtica, também conhecida como doença ateromatosa da aorta, acontece quando há acúmulo de gordura e cálcio na parede da artéria aorta, interferindo no fluxo sanguíneo e de oxigênio para o organismo.
A protuberância pode ocorrer por conta de alguma fraqueza na parede da aorta em que ocorreu a inflamação. Alguns médicos acreditam que esta inflamação pode ocorrer por conta de artérias entupidas (aterosclerose), mas esta também pode estar ligada à hereditariedade, traumas ou outras doenças.
Em algumas pessoas é normal verificar a pulsação no abdome ou na base do pescoço, acima do osso esterno. Com 26 anos você não está na faixa etária em que os aneurismas de aorta são mais frequentes. Porém existem algumas doenças que predispõem a aneurismas em jovens.
3 Remédios caseiros para combater a Aterosclerose
Uma dieta enriquecida com azeite de oliva virgem e com frutas secas pode prevenir e reverter a aterosclerose, diz um estudo feito pela Universidade de Navarra, na Espanha, que contou com o apoio de outros 19 centros científicos do país.
Entretanto, a causa mais comum de dissecção, seja da artéria carótida quanto da vertebral, é algum traumatismo local do pescoço, desde traumas mais sérios como acidentes automobilísticos, traumas diretos na região do pescoço, até pequenas pancadas, como pode ocorrer durante uma atividade física ou esportiva qualquer – ...
Algumas dicas para aliviar a dor no pescoço são:
O pulso latejante pode ser sentido nas artérias do pescoço ou garganta, e a pessoa com pulso latejante também pode sentir seu coração bater mais forte ou rápido. Às vezes, é possível observar o pulso latejante através da pele. A maioria dos casos de pulso latejante vem e vai rapidamente e não é motivo para preocupação.