O exame determina a quantidade no sangue de linfócitos com marcadores de superfície chamados CD4 e CD8. São tipos de leucócitos que têm funções importantes no sistema imunológico. Formam-se no timo, nos linfonodos e no baço e circulam na corrente sanguínea.
Entre as células de defesa estão os linfócitos T-CD4+, principais alvos do HIV, vírus causador da aids, e do HTLV, vírus causador de outro tipo de doença sexualmente transmissível. São esses glóbulos brancos que organizam e comandam a resposta diante dos agressores.
Essas células têm como principal função a rápida resposta proliferativa a um novo encontro com o antígeno ao qual a célula é específica possibilitando assim a imunidade a esse antígeno.
ENTENDENDO CD3 / CD4 E CD8 Os linfócitos T CD4 são específicos para a maioria das infecções oportunistas, como pneumonicistose, citomegalovírus e toxoplasmose. Na infecção pelo HIV há uma predileção por esta categoria. Os linfócitos T CD8 são citotóxicos, eliminando células infecciosas ou neoplásicas.
Linfócitos T CD8+ são células do sistema imune adaptativo capazes de induzir a morte de células infectadas através de mecanismos citotóxicos.
Normalmente, na ausência de infecção pelo HIV, a relação entre a contagem de células CD4 e CD8 (CD4/CD8) é maior ou igual a 1. Essa relação é invertida na presença da infecção pelo HIV e assim se mantém por toda a evolução da doença, sintomática ou assintomática; raramente volta a ser maior que 1 novamente(17).
Tenha uma alimentação saudável
Ela é definida como número de células linfócitos CD4 abaixo de 200. Linfócitos CD4 são umas das células do nosso sistema imune, atacada pelo Vírus HIV (o normal é acima de 500). Mas também consideramos AIDS quando existe no paciente com HIV alguma doença que demonstra imunidade muito baixa.
Determinação de Linfócitos CD4 - R$34,20 à vista - Labi Exames.
O aumento geral do número de leucócitos é chamado de leucocitose e pode estar relacionado a uma infecção bacteriana, inflamação, leucemia, traumatismo, exercícios intensos ou estresse.
A leucocitose pode ser definida como um aumento, acima dos valores de referência, da quantidade de glóbulos brancos em nosso sangue.
O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.
Infusões intravenosas de imunoglobulina (IVIG) e anti-D: são medicamentos utilizados para aumentar a contagem de plaquetas.
Existem alguns alimentos para aumentar plaquetas em cães e esses são: Água de coco: Muitos tutores não sabem, mas o consumo equilibrado dessa bebida também é recomendada para cães. A água de coco possui ferro, vitamina C, potássio e cálcio e esses nutrientes ajudam o organismo do cachorro produzir mais plaquetas.