Modo de Preparo
Desde queijos e embutidos até pães, torradas, azeitonas, frutas, palmito… opções não faltam!...Embutidos
O cálculo médio para mesa de frios é de 150g de frios por pessoa + 100g de pães e torradas. Adapte a conta de acordo com o horário de seu evento, perfil de convidados e clima (no frio costuma-se comer mais).
Como decorar a mesa de frios Embutidos ficam separados dos queijos e dos pães. Os pães e torradas devem ficar próximos dos recipientes de molhos e cremes. Para facilitar o momento de se servir, os frios fatiados podem ser organizados em rolinhos ou dobrados, próximos de itens como pegador e garfo.
Recomenda-se fazer grupos de alimentos. Assim, colocar juntos presunto, mortadela, salame, carpaccio, pastrami e blanquet. Em outra parte, os queijos. Os mais usados são o gorgonzola, o gouda, o parmesão, o provolone e o brie.
As opções devem ser bem expostas, não deixando nada meio escondido ou deslocado. Deixe os acompanhamentos em uma tábua de corte, por exemplo, e os antepastos podem ser colocados em travessas de diversos tamanhos. Na mesa, deixe palitos para os convidados pegarem os frios em cubo, por exemplo.
Para montar uma mesa de frios, algumas sugestões são:
Já se a tábua de frios for o “prato principal” então a quantidade média recomendada por pessoa varia entre 250 a 400 gramas. Portanto para uma tábua de frios para 20 pessoas você deve ter em mãos cerca de oito quilos de ingredientes, distribuídos entre pães, queijos, embutidos, patês, frutas, entre outros.
INGREDIENTES DA TÁBUA 04
Entre as opções de vinho branco, Muscadet e Pinot Grigio harmonizam de forma excelente com os presuntos finos. Já quando se fala de vinhos rosés, Côtes de Provence são os mais recomendados. Por fim, entre os vinhos tintos que mais harmonizam com prosciutto, temos os Pinot Noir, Rioja e Dolcetto.
Geralmente os sabores mais marcantes da tábua de frios ficam por conta dos salames e embutidos. Sendo opções mais gordurosas, os itens tendem a harmonizar melhor com vinhos de taninos mais evidentes, como o Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Barolo, Tannat e Tempranillo.
Os embutidos como o presunto cru e de Parma, linguiça de qualidade, salame e salsichão são perfeitos para serem servidos com vinhos tintos como Cabernet e Merlot. Uma dica essencial é servi-los juntos com torradas ou uma cesta de pães. A combinação dessa tríade (vinho, embutido e pão) resulta em uma ótima refeição.
Para fazer a harmonização perfeita com esse aperitivo, opte por vinhos igualmente delicados, como os rosés ou espumantes Brut.
Vinho tinto reserva (máximo 7 anos) combina bem com:
Como harmonizar pizza e vinho
Quer entender melhor sobre cada harmonização? Pizza Marguerita: Vinho tinto seco harmoniza com a leveza da Marguerita. Sangiovese tem estrutura e acidez para “quebrar” gordura do queijo e acompanhar as notas frutadas do tomate e herbáceas do manjericão. A uva Alfrocheiro combina bem com o manjericão também.
5 entradas e petiscos para preparar antes da pizza!
- Para os fãs dos sabores de pizza que levam condimentos, como calabresa e salame, vale experimentar bebidas refrescantes e cremosas. Um espumante Brut é uma ótima opção para harmonizar com o sabor calabresa - um dos mais pedidos. Sugestão de harmonização: Espumante Garibaldi Vero brut.
Acerte nas harmonizações
muçarela
10 harmonizações de vinho rosé
É um vinho que deve ser bebido bem fresco, quase gelado, em temperaturas que variam de 7º a 11º. Tira da geladeira abre e toma, sem complicações; Não costuma ser caro.
Confira abaixo as principais dicas dadas pela especialista: 1 Queijos de massa mole e casca com mofo branco — como o Brie, o Camembert, o Brillat-Savarin, o Chaource, o Coulommiers, o Neufchâtel, o Saint-Marcellin etc — harmonizam bem com o espumante Rosé Brut.
DESTAQUE - Espumante Chandon Brut Rosé, ACOMPANHAMENTO - Harmoniza tipicamente com saladas diversas; carpaccios; aves, cordeiro e leitão; peixes crus ou grelhados como o salmão ou o atum; queijos neutros e sobremesas não muito doces a base de frutas vermelhas.
Para uma boa harmonização, você pode optar por uma salada de camarões acompanhando um espumante brut ou um clássico champagne. O espumante rosé combina com um carpaccio de carne, já o prosecco italiano pede canapés, caviar ou mesmo uma entrada à base de frutas.
Então, que tal harmonizar Chandon com alguns doces? Com notas aromáticas de laranja, frutas secas, damascos e mel, Chandon Riche é perfeita para acompanhar uma torta de maçã, receitas com sorvete de creme ou baunilha.