São as mudanças hormonais da gestação que causam alterações no olfato e no paladar, afirma a médica ginecologista e obstetra Fernanda Villar. “O aumento das taxas de progesterona aguça as percepções de cheiro e sabor.
A grande descoberta, os enjoos matinais, as emoções à flor da pele e as dores nas mamas costumam ser os fatores mais comentados das primeiras 5 semanas de gravidez — já que a barriga ainda está longe de ficar visível.
O volume do fluxo sanguíneo aumenta em até 50% durante a gravidez, portanto, qualquer coisa que se desloca do sangue para o cérebro chega mais rápido e em quantidades maiores. Isso aumenta o tempo de resposta e é por isso que o olfato aguçado na gravidez se torna muito nítido.
A partir do quarto mês de gravidez, esqueça a primeira parte. Nesse período, já é possível notar uma barriguinha saliente, pois o útero, que fica na região pélvica, sobe para a região abdominal umbilical.
Os hormônios da gravidez deixam a pele mais oleosa, facilitando a acne. Isso deve melhorar no quarto mês e, depois que o bebê nascer, some de vez. A essa altura, seu útero está com o tamanho de uma laranja e você pode sentir sua barriga aumentar. Se for a primeira gestação, dificilmente a barriga aparece agora.
No segundo mês da gravidez, pode ser que você sinta alguns dos seguintes sintomas:
Algumas mulheres podem engravidar sem perceber nenhum sintoma, como mamas sensíveis, náuseas ou cansaço, mesmo durante toda a gestação, podendo, inclusive, continuar a ter sangramentos e manter a barriga lisa, sem que seja perceptível qualquer saliência característica da gravidez.
O atraso no aparecimento de algumas manifestações da gravidez e a ausência de certos sintomas típicos, como o enjoo, não significam, necessariamente, que algo não vá bem ou que você esteja “menos grávida”. Na verdade, ser poupada de alguns mal-estares gravídicos, além de uma bênção, pode ser até sinal de mais saúde.
Só diminua o peso e não faça nada que seja de alta intensidade, esportes de contato, ou que haja risco de queda'. Manter a forma na gravidez é bom para mãe e para o bebê – e com a devida autorização médica e acompanhamento de um personal especializado, é altamente indicado!", disse.
A musculatura é tão forte, que o útero não fica tão proeminente. Mas é importante acompanhar o crescimento da barriga. Com sete meses é impossível não ter uma barriga. Segundo Carolina, dietas restritivas nunca são indicadas durante a gestação, mas há mulheres para quem o corpo é mais importante do que a criança.
A barriga com 5 meses de gravidez já é bem arredondada e evidencia claramente a gestação. Mesmo para aquelas que demoram mais a fazer barriga na gestação neste período já conseguem expor sua nova silhueta gestacional.