John Dalton
Enquanto o universo se expandia, os átomos de hidrogênio começaram a se unir por meio da força gravitacional, formando as primeiras estrelas do nosso universo. ... Os vários átomos de hidrogênio não aguentaram a pressão, e começaram a se fundir uns com os outros. Essa fusão mudou o número de prótons e nêutrons para dois.
A primeira ideia de átomo como constituinte da matéria surgiu na Grécia, no ano de 490 a.C por dois filósofos gregos Leucipo e Demócrito que afirmavam que se a matéria fosse dividida em partes cada vez menores, chegaria um momento em que não haveria mais como dividi-la.
As estrelas da primeira geração, compostas de H e He, não poderiam ter planetas sólidos ao seu redor. Estas estrelas formaram os primeiros átomos de Carbono - C, Oxigênio - O, Nitrogênio - N, e Flúor - F. No final de suas vidas, elas transformaram-se em novas ou supernovas e ejetaram matéria no meio interestelar.
O surgimento dos elementos químicos aconteceu a partir da grande expansão do Universo - o Big Bang. Há cerca de 15 bilhões de anos o universo começou a evoluir, surgiram as estrelas, planetas e galáxias. ... Esses elementos, além de serem os primeiros a surgirem, são os que constituem praticamente toda a massa do universo.
O primeiro processo de nucleossíntese natural foi o Big Bang, com uma produção massiva de elementos (e seus isótopos) químicos que estão ali no início da tabela periódica – hidrogênio e hélio. ... Elementos a partir do carbono podem ser formados em processos que ocorrem em estrelas.
Tem mais depois da publicidade ;) As primeiras tentativas de produção de elementos além do urânio foram feitas por Fermi, Segrè e colaboradores em 1934, baseando-se nos trabalhos de Irene Curie e Frederic Joliot sobre a radioatividade artificial por meio do bombardeamento de núcleos.
1896
Marie Curie
Sigla do elemento químico rádio. No ano de 1898, Marie e Pierre Curie apresentam ao mundo científico a descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio. Com essas pesquisas, Pierre, em particular, verificou que a radiação podia matar células de tecido doente, ou seja, iniciou o estudo da radioterapia.
Guglielmo Marconi
Guglielmo Marconi
A maioria dos autores afirma que o italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) foi o inventor do primeiro sistema para telégrafos sem fios. Sua transmissão foi realizada no Canal da Mancha em 1899.
Com duas bolas de cobre separadas, ele conseguiu criar faíscas que atravessavam o ar, originando o princípio utilizado pelo meio de comunicação. A primeira companhia de rádio foi fundada em Londres, pelo cientista italiano Guglielmo Marconi, em 1896, com a emissão e recepção de sinais sem fio.
7 de setembro de 1922
20 de abril de 1923