O objetivo é que o atleta chegue ao final do trajeto saltando por cima de barreiras postas na pista. Nas corridas com barreiras, não se considera infração quando o atleta, ao pular, derruba a barreira, a menos que ele o faça intencionalmente.
A corrida com obstáculos acontece na prova dos 3 mil metros em pista. ... Na corrida com barreiras é possível que o atleta derrube as barreiras. Ela é disputada em 110m para homens e 100m para as mulheres. Na masculina, cada barreira tem 110 cm e pode ser derrubada sem que o atleta seja desclassificado.
As corridas com obstáculos são provas de atletismo que fazem parte do programa olímpico e consistem em corridas que têm no percurso barreiras que os atletas têm que saltar. ... No total o atleta terá que saltar 28 vezes sobre os obstáculos e 7 vezes sobre o fosso de água na prova de 3000 metros.
Corridas com Obstáculos/Barreiras – As provas acontecem dentro de estádios, com barreiras que o atleta deve saltar. Ela é divida em quatro modalidades: 100 metros feminino, 110 metros masculino, 400 metros masculino e feminino, e 3 mil metros feminino e masculino./span>
Entre as Regras do Atletismo corrida de 3000 metros com obstáculos, por exemplo, cada corredor tem de ultrapassar 28 vezes as barreiras, além de pular, obrigatoriamente, sete vezes sobre o fosso de água. Na modalidade para mulheres, as barreiras possuem uma altura menor.
1886
Na prova masculina, os obstáculos tem 91 centímetros de altura. Na edição feminina, a altura é mais baixa, 76 centímetros.
A prova de salto pode ser feita em duas modalidades: em salto vertical e em salto horizontal. As provas de salto vertical compreendem salto em altura e salto com vara. De acordo com a regra, no salto em altura, os atletas correm e saltam de costas sobre uma barra horizontal.
As provas de salto dividem-se em: provas de salto vertical e de salto horizontal. As provas de salto verticais implicam o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal abrangem o salto em distância e o salto triplo.
A pista de corrida normalmente contém 8 raias, cada uma com 1 metro e 25 centímetros que os caminhos pelos quais os atletas devem correr. Deste modo, a largura da pista é de no mínimo 10 metros, com algum espaço além das raias interna e externa.
Fases do Salto em Distância:
Regras. O salto deve ser dado após uma corrida numa raia marcada no chão, com o atleta saltando o mais longe possível dentro de uma caixa de areia ao fim dela. O salto é invalidado caso o atleta pise no final da tábua de impulsão, que geralmente é marcado por uma listra vermelha, colocada exatamente no início da caixa.
O salto em altura consiste de quatro fases, sendo respectivamente a corrida de aproximação, o salto em si (impulsão, elevação, transposição) e a queda.
Fases do Salto com Vara: Corrida de aproximação; Impulsão; Transposição; Queda./span>
A fase de impulsão (decolagem) é o aspecto técnico mais importante do salto com vara. É responsável pela transferência de energia da corrida (velocidade) para o salto e na sequência o pêndulo, a elevação e o giro. Consequentemente, a fase de descolagem, é uma verdadeira transição entre a corrida e o vôo.
As fases do salto estilo "flop" são: corrida, aproximação, impulsão, elevação, transposição e queda. A corrida feita em trajetória curva possibilita uma impulsão mais diretamente embaixo do quadril, diferentemente dos outros estilos./span>
b) ( ) No estilo rolo ventral: posição de partida, corrida, impulsão, ultrapassagem e queda./span>
O Lançamento do Dardo divide-se em quatro fases: PREPARAÇÃO, CORRIDA DE BALANÇO, LANÇAMENTO e RECUPERAÇÃO. Por sua vez a corrida de balanço podese subdividir em corrida frontal e corrida lateral. PREPARAÇÃO: Na fase de preparação o atleta deve dirigir-se para o corredor de balanço e pegar no engenho./span>
Na técnica de lançamento do martelo podemos encontrar as seguintes fases técnicas: empunhadura, posição de partida, balanceio para os molinetes, molinetes, giros, lançamento propriamente dito e reversão./span>
O seu comprimento total deve ser pelo menos 260 cm (102,4 polegadas) e ao seu peso, pelo menos, 800 gramas (1,8 libras). Dardo das mulheres é um pouco menor e mais leve um mínimo de 220 cm (86,6 polegadas) de comprimento e 600 gramas (1,3 libras) de peso.
O dardo deve tocar no solo pela ponta dianteira. O lançamento de dardo pode ter origem ainda na pré-história, seja como instrumento de caça, seja como arma para luta. Como esporte, já era praticado nos Jogos Olimpicos da Grécia Antiga. Em 1906 passou a fazer parte do quadro olímpico nos Jogos de Atenas.
No lançamento de dardo, o atleta corre para tomar impulso e usa uma pista de corrida e lançamento com 34,9m de comprimento e 4m de largura, fazendo um giro rápido com o corpo para lançar. O dardo sai das mãos do atleta com uma velocidade de 100km/h.
Lançamento de dardo é uma modalidade do atletismo na qual o atleta lança um dardo tentando alcançar a maior distância possível. Esse dardo tem forma de lança, e pode ser feito de fibra de vidro, de metal ou fibra de carbono. O peso e o comprimento do dardo pode ser: Homem - dardo de 2,7 m, com peso 800 gramas./span>