Já o EBITDA é a sigla em inglês para Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, também chamado no Brasil de LAJIDA, ou seja, é o Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
EBITDA é a sigla de “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization” (ou Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, em tradução livre).
Como se calcula o LAJIR Para calcular o lucro operacional de uma empresa, basta subtrair da receita líquida todas as despesas operacionais. A fórmula que pode ser usada é a seguinte: LAJIR = Receita de Vendas - Custos Fixos Totais - Custos Variáveis Totais.
Como calcular o LAIR?
O cálculo do Ebitda é muito simples, basta subtrair da receita líquida de uma empresa as despesas, exceto depreciação e amortização. De acordo com Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as empresas de capital aberto devem seguir a Instrução CVM nº 527/2012 para o cálculo e divulgação do indicador Ebitda (Lajida).
A definição de lucro operacional é simples: trata-se do lucro gerado única e exclusivamente pela operação do negócio, descontadas as despesas administrativas, comerciais e operacionais. Assim, exclui-se qualquer movimentação financeira. É um dos indicadores que compõe a Demonstração do Resultado do Exercício.
Para o cálculo a Receita Líquida pega-se o valor da Receita Bruta e subtrai-se o valor referente às devoluções de vendas, aos abatimentos e aos impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas. Lembramos ainda que ambas as receitas operacionais são indicadas no Demonstrativo de Resultados do Exercício.
O Valor da Receita - Preparo Recursal* seria o valor referente ao item 2 da tabela (4% (quatro por cento) sobre o valor da causa. Nas hipóteses de pedido condenatório, o valor do preparo será calculado sobre o valor fixado na sentença se for líquido, ou, se ilíquido, sobre o valor fixado pelo Juiz para esse fim).
As Deduções sobre Vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.
Ações. A diferença entre a receita bruta e receita líquida é a seguinte. A receita líquida é igual à receita bruta menos devoluções, descontos, e impostos incidentes sobre as vendas.
Em poucas palavras, receita é todo resultado antes de custos e despesas, enquanto o lucro é o resultado após descontar as despesas.
Se, de forma simplificada, receita é todo o dinheiro que entra a partir das vendas, lucro (mais especificamente o lucro líquido) é todo o dinheiro que sobra depois do pagamento de impostos, comissões e salários, despesas e custos de operação.
Faturamento e Receita são a mesma coisa? ... Sendo assim, o faturamento pode ser considerado como uma previsão dos valores que vão entrar no caixa da empresa ao decorrer do tempo. Já a receita é o total de pagamentos que efetivamente entraram no caixa da empresa num determinado período de tempo (dia, mês, trimestre, etc).
O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.
Para controlar quantidades recebidas e quantidades retornadas, atendendo qualquer tipo de movimentação, inclusive o inverso para a industrialização.
A informação de "saldo para fins rescisórios" pode se referir ao total de recolhimentos feitos pela empresa durante o contrato de trabalho, base de cálculo para eventual indenização, e não a uma quantia realmente disponível na sua conta (caso a conta já tenha sido movimentada).
Para calcular o faturamento bruto da empresa (indústria, comércio e prestador de serviços) é necessário multiplicar o preço de venda do produto, mercadoria e/ou serviço pelo total de produtos, mercadorias e/ou serviços vendidos em determinado período.