EQST

O Que Maquiavel Recusa Nas Filosofias Polticas De Plato E De Aristteles?

O que Maquiavel recusa nas filosofias polticas de Plato e de Aristteles? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que Maquiavel recusa nas filosofias políticas de Platão e de Aristóteles?

Rejeita a tradição idealista de Platão, Aristóteles e São Tomaz de Aquino. Seu ponto de partida e de chegada era a realidade concreta, donde vem a ênfase à verdade efetiva das coisas. O problema central de sua análise política é descobrir como pode ser resolvido o inevitável ciclo de estabilidade e caos.

Qual é a importância de Maquiavel para o mundo?

O pensamento de Maquiavel tem uma importância ímpar nos estudos políticos pelo fato de ele estabelecer uma nítida separação entre a política e a ética, bem como por deixar de lado a antiga concepção de política herdada da Grécia antiga, que visava compreender a política como ela deve ser.

Qual é o papel do Estado é do contribuinte?

O contribuinte precisa estar melhor aparelhado, juridicamente, para opor à necessidades econômicas do Estado a força dos seus direitos. Para o próprio Estado, a existência de direitos dos contribuintes é até mais saudável que a mera concessão de benefícios fiscais.

Qual é a função social do tributo?

Nesse sentido, compreender a função social do tributo é perceber que o Estado existe para, por meio da gestão adequada dos recursos arrecadados, buscar “o bem comum” a toda sociedade.

Qual o papel dos tributos?

No Brasil, os tributos podem ter função: Fiscal: Quando têm, como objetivo, a arrecadação de recursos financeiros para o Estado. Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, por exemplo. Extrafiscal: Quando o objetivo é interferir no domínio econômico, buscando regular determinados setores da economia.

O que é função extrafiscal dos tributos?

Já os impostos com finalidade extrafiscal podem ser definidos como aqueles que possuem o escopo de intervir ou regular a situação estatal. Esta espécie de imposto não pode ser confundida como "não arrecadatória", contudo sua intenção basilar é estimular, ou desestimular, certos comportamentos sociais.