EQST

Quando Foi Criado O Estatuto Da Igualdade Racial?

Quando foi criado o Estatuto da Igualdade Racial?

A Lei Federal que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, surgiu a partir de uma viagem que fizemos à África do Sul em 1989. O grupo era composto por mim, Benedita da Silva, Edimilson Valentin, Domingos Leonelli, Carlos Alberto Caó e João Herman. Éramos jovens deputados, ainda em primeiro mandato.

Qual é o principal objetivo do Estatuto da Igualdade Racial?

Art. 1o Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

Qual o objetivo da criação do Estatuto do Idoso?

Nesse sentido, o Estatuto do Idoso é uma Lei Federal, de nº 10.

Quais são os principais pontos do Estatuto do Idoso?

O que é o Estatuto do Idoso

  • direito à vida;
  • direito à saúde;
  • direito à alimentação;
  • direito à educação;
  • direito à cultura;
  • direito ao esporte;
  • direito ao lazer;
  • direito ao trabalho;

O que diz o Estatuto do Idoso sobre os seus direitos?

3º do Estatuto do Idoso afirma que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência ...

O que diz a Lei do Estatuto do Idoso?

LEI No 10.

Quais são os direitos dos idosos?

Os principais direitos dos idosos

  • Atendimento preferencial. ...
  • Medicamentos gratuitos. ...
  • Transporte público. ...
  • Isenção de pagamento de IPTU. ...
  • Pensão alimentícia. ...
  • Tramitação de processos na justiça.

O que diz o artigo 3 do estatuto do idoso?

1. Segundo o art. 34 da Lei nº (Estatuto do Idoso), aos idosos, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS.

Quais são os direitos fundamentais da pessoa idosa?

Diretos Fundamentais

  1. Vida. ...
  2. Liberdade, Respeito e Dignidade. ...
  3. Alimentos: ...
  4. Educação, Cultura, Esporte e Lazer: ...
  5. Profissionalização e Trabalho: ...
  6. Previdência Social: ...
  7. Assistência Social: ...
  8. Habitação:

Quais são os direitos dos idosos com mais de 60 anos?

Conheça 8 benefícios concedidos para pessoas acima dos 60 anos

  • Meia entrada em atividades de lazer e espetáculos. ...
  • Gratuidade no transporte público e interestadual. ...
  • Isenção no IPTU. ...
  • Isenção total ou parcial do Imposto de Renda. ...
  • Limite de reajuste em planos de saúde. ...
  • Desconto em viagens.

Quais são as medidas protetivas de urgência que os idosos têm direito?

Idosos poderão contar com medidas protetivas de urgência contra agressores. ... A pedido da pessoa agredida ou do Ministério Público, o juiz pode afastar o ofensor da casa ou local de convivência com o idoso, além de suspender as visitas. Poderá ainda substituir o curador e a entidade em que esteja abrigado.

Para que serve a caderneta de saúde da pessoa idosa?

Seu objetivo principal é a identificação das pessoas idosas com maior vulnerabilidade ou em processo de fragilização para que sejam direcionadas as ações de recuperação, promoção e de atenção à saúde.

Quais os programas de saúde que o SUS oferece para o idoso?

Prevenção e cuidados à osteoporose e quedas (Portaria 3.

Como preencher a caderneta do idoso?

pode ser preenchido com o nome e números do edifício ou algum outro dado que não se enquadre nos outros campos. Bairro: bairro em que a pessoa idosa reside atualmente. pode ser preenchido com nomes e números.

O que é vês 13?

O VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13) foi desenvolvido com o objetivo de identificar idosos vulneráveis residentes na comunidade. Os critérios estabelecidos pelos autores para definir vulnerabilidade foram: idade igual ou superior a 65 anos e alto risco de declínio funcional ou morte em dois anos(11).

O que é um idoso vulnerável?

Os autores desse instrumento definiram pessoas idosas vulneráveis, como sendo pessoas com idade de 65 anos ou mais, que estão em risco aumentado de declínio funcional ou morte nos próximos dois anos1.

Como funciona a caderneta do idoso?

A Caderneta permitirá o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de ofertar orientações para seu autocuidado.

O que é vulnerabilidade do idoso?

A vulnerabilidade da pessoa idosa é tanto natural por questões de fragilidade física, como social, que revela uma forma de violência socialmente produzida, devendo ser avaliados os riscos existentes na terceira idade no afã de proteger essas pessoas (SCHUMACHER; PUTTINI; NOJIMOTO).

Como é a saúde do idoso?

A Política Estadual de Saúde do Idoso, tem por objetivo garantir a Atenção Integral à Saúde das pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autonomia, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.

O que é envelhecimento individual?

Envelhecimento individual A busca pela paz e pela liberdade de espírito é a meta do ser humano. É necessário que o homem se liberte dos impulsos cegos e dos preconceitos e bus- que a virtude, com equilíbrio e serenidade.

São dados importantes para a avaliação das quedas em idosos?

Pesquisas mostram um aumento, em cerca de 50%, na mortalidade entre os idosos que sofreram queda no ano subsequente à mesma(8). Alguns autores(9-10) afirmam que metade dos idosos que sofrem fratura de quadril, em decorrência de quedas, ficam incapacitados e, desses, 25% morrerão em menos de seis meses.

Como avaliar risco de quedas em idosos?

Com as visitas, o enfermeiro da ESF pode realizar a avaliação ambiental, aspecto de grande relevância para a detecção de fatores de risco para quedas das pessoas idosas, pois a inadequação do ambiente em que o idoso vive é considerada a principal causa de queda.

Quais testes podem ser aplicados para avaliar o risco de quedas em idosos?

Daí a importância da aplicação de métodos de avaliação, como o teste Poma-Brasil. Este teste é aplicado em idosos institucionalizados e idosos que vivem em comunidades, tendo como finalidade avaliar o nível de equilíbrio e consequentemente a qualidade da marcha do idoso, prevendo assim o risco de quedas.