O principal objetivo da Engenharia de Requisitos é criar e manter documentos de requisitos de sistemas, chamado de Documento de Especificação de Requisitos de Software (DERS) [2].
Normalmente a engenharia de requisitos é realizada por analistas de sistemas juntamente com gerentes, clientes, usuários finais e outros que possam ter interesse no software. ... Existem algumas etapas na engenharia de requisitos, são elas: concepção, levantamento, elaboração, negociação, especificação, validação e gestão.
1, Sommerville (2007, p. 50) define que o processo de engenharia de requisitos é composto de quatro atividades: estudo de viabilidade, levantamento e análise de requisitos, documentação dos requisitos e, por fim, validação dos requisitos. Ao final dessas atividades, é obtido o documento de requisitos.
Segundo os mesmos autores, a Engenharia de Requisitos também tem a função de diminuir custos de desenvolvimento através de um processo de amadurecimento de ideias à medida que novos requisitos são expostos, isso se deve a premissa de que quanto mais cedo identificar a mudança menos esforço ela resultará.
O processo de engenharia de requisitos é composto por oito atividades de alto nível:
A técnica JAD é composta de duas etapas principais: planejamento, que tem por objetivo elicitar e especificar os requisitos; e projeto, em que se lida com o projeto de software. Cada etapa consiste em três fases: adaptação, sessão e finalização.
Existem dois tipos de classificação de requisitos, são eles: Requisitos Funcionais (RF) e Requisitos Não-Funcionais (RNF). Os requisitos funcionais referem-se sobre o que o sistema deve fazer, ou seja, suas funções e informações.
Técnicas para o Levantamento de Requisitos
A especificação de requisitos de software é a etapa do desenvolvimento que determina o sucesso de um software. É o que define os objetivos e funções que um software precisa executar, bem como as que ele não pode ter (restrições).
O levantamento e análise de requisitos é a base para as outras etapas do desenvolvimento do sistema. É essencial para a modelagem adequada do sistema, definição do orçamento e do cronograma.
substantivo masculino Condição básica e necessária para se obter alguma coisa ou para alcançar determinado propósito; quesito: cumpria os requisitos para o cargo pretendido. [Jurídico] Exigência legal necessária que valida, dá validade, a uma ação jurídica; condição. ... Etimologia (origem da palavra requisito).
Requisitos do Produto descrevem propriedades de um sistema ou produto (que poderá ser uma de várias maneiras de conseguir satisfazer um conjunto de requisitos de negócio.) Requisitos do Processo descrevem actividades efectuadas ou a efectuar pela organização de desenvolvimento.
Ou seja, entende-se que requisitos são tudo aquilo que é imprescindível ou iniludível para o desenvolvimento de alguma coisa....Como sinônimo de requisitos, destaca-se a palavra exigências, bem como:
Requisito é algo que foi requerido, uma condição a ser atendida para satisfazer uma necessidade. A condição (o requisito) deve ser atendida pelo projeto ou por alguma de suas entregas (produtos; serviços ou resultados gerados pelo projeto).
Requisitos não funcionais são os requisitos relacionados ao uso da aplicação em termos de desempenho, usabilidade, confiabilidade, segurança, disponibilidade, manutenção e tecnologias envolvidas. Estes requisitos dizem respeito a como as funcionalidades serão entregues ao usuário do software.
Em engenharia de sistemas de software, um requisito não funcional de software é aquele que descreve não o que o sistema fará, mas como ele fará. Assim, por exemplo, têm-se requisitos de desempenho, requisitos da interface externa do sistema, restrições de projeto e atributos da qualidade.
Requisitos funcionais e não funcionais: o que são?
Ou seja, exigência, solicitação, desejo, necessidade, que um software deverá materializar. Um Requisito Funcional é um Requisito de Software. É comum os profissionais de engenharia de software associarem a ideia de um requisito funcional a uma tela, uma rotina, que no fim serão as funcionalidades de fato de um sistema.
Uma vez que os Requisitos Funcionais definem o que o sistema fará, a Engenharia de Software afirma que os Requisitos Não Funcionais definem como o sistema fará, embora não seja tão claro assim essa definição. Os Requisitos não Funcionais não estão relacionados diretamente às funcionalidades de um sistema.
O que uma especificação funcional deve conter?
Descrição de Função é um documento oficial da organização e deve contemplar todas as informações inerentes às atividades. Por isso, é necessário identificar corretamente quem são os responsáveis por cada dado inserido no documento.
"A especificação de cargos é o processo de identificar e estabelecer os requisitos, responsabilidades e qualificações exigidas para o seu preenchimento. ... II - Já o fator de especificação instrução refere-se à instrução formal obtida em cursos oficiais e de extensão ou especialização.
As descrições de cargos relacionam as tarefas, os deveres as responsabilidades do cargo, enquanto as especificações de cargos se preocupam com os requisitos necessários ao ocupante. ...
A descrição ocorre pela necessidade de explicar como são os seres, os objetos ou os lugares aos quais se faz referência. Descrever um ser, objeto ou lugar é apresentá-los por meio das palavras, de forma que quem não os conhece possa fazer uma ideia de como são.
Basta apenas expressar por meio de palavras e adjetivos o que aquele objeto ou aquilo que se está sentindo representa. É essa explicação (descrição) que caracteriza esse tipo de texto. O texto descritivo é uma exposição de algo ou alguém com o objetivo de conhecer sua composição.
– Nome e identificação da pessoa ou objeto que será descrito; – Localização e situação onde está essa pessoa ou esse objeto; – Qualificação da pessoa ou do objeto. Devem-se usar impressões de cores e sons e frases curtas e rápidas, para dar um ar de rapidez ao texto.
Frases-modelo para iniciar a conclusão
Se vai descrever uma pessoa, indique, por exemplo: nome, sexo, idade, características físicas - cor dos olhos, cabelo e pele, estatura, como se veste? características psicológicas - temperamento e modo de falar.