A Tintura de Camomila pode atuar como: - Reduz a ansiedade, irritação e a hiperatividade; - Alivia o estresse; - Possui ação cicatrizante; - Calmante natural, que não causa dependência; - Alivia problemas gástricos; - Melhora o sono; - Alivia o enjoo; - Alivia gripes e cólicas menstruais.
Você pode beber a tintura diretamente ou misturá-la com água, chás ou suco. Utilize, no máximo, 3 vezes ao dia. Para uma dose mais personalizada, pergunte ao seu farmacêutico. Também é possível a utilização de tintura de camomila para uso externo, por exemplo, misturando-a com uma pomada ou creme.
Modo de preparo:
Para que serve a tintura mãe? ... A tintura mãe também resiste às invasões microbianas (elas possuem álcool em sua formulação, o que facilita a criação de uma mistura antibacteriana); Elas também facilitam a medição posológica.
O principal uso das tinturas é por via oral. Tintura mãe (TM): a extração é semelhante a tintura vegetal, mas no caso da tintura mãe, geralmente a solução extratora está mais concentrada (em média 70°GL) e a proporção planta/álcool é de 10/100 (ou seja, 10%).
Uma tintura-mãe ou TM, é uma preparação hidroalcoólica ou hidroglicerinada, resultante da extração por contato de longo período, de vegetais ou animais secos, dessecados, ou naturais, pelos processos de maceração e percolação. ... É a forma farmacêutica básica, ponto de partida de formas homeopáticas derivadas.
Veículos e excipientes, também chamados de insumos inertes, são substâncias e produto utilizado em Homeopatia para realizar diluições, incorporar dinamizações e extrair os princípios ativos de drogas e na elaboração das tinturas homeopáticas.
A tintura é uma forma de preparação em que se extrai os princípios ativos das plantas medicinais, utilizando-se álcool. De preferência, deve ser usado o álcool de cereais no preparo.
As tinturas vegetais são preparadas à temperatura ambiente pela ação do álcool sobre uma erva seca (tintura simples) ou sobre uma mistura de ervas (tintura composta). São preparadas por solução simples, maceração ou percolação.
No caso de ser usada tintura, a pomada não deve ser fervida. Derreter a gordura antes, depois acrescentar a tintura e a cera de abelha, mexendo até esfriar.
Modo de Fazer Descasque a folha de Aloe vera, retire seu gel interno e coloque em uma vasilha. Macere a babosa e coloque a vodca. Deixe esta mistura descansar por aproximadamente 2 semanas. Filtre a mistura e coloque no vidro esterilizado.
Auxilia no combate dos transtornos gastrintestinais como gastrite, constipação e digestão. O Aloe vera também conhecida com o nome de Babosa possui ação nutritiva, anti-inflamatória e regeneradora, acelera o processo de cicatrização de feridas quando aplicado topicamente na forma de cremes ou pomadas.
Ele repõe nutrientes e dá aquele efeito espelhado que a gente tanto gosta. Existem alguns jeitos de fazer o tratamento, incluindo o tonalizante, mas a receita caseira com babosa é perfeita para quem procura uma alternativa mais natural.
“Com os ingredientes em mãos, é só misturar na proporção 2/3 de xícara de álcool isopropílico para 1/3 de xícara de aloe vera em gel puro e, por fim, adicionar 10 gotas de um óleo essencial à escolha”, orienta.
De maneira geral, o processo de fabricação do álcool em gel é relativamente simples. Basta misturar as matérias primas, que são: álcool, água e espessante.
Para a produção do álcool em gel, além do etanol deve-se utilizar como excipientes (veículos para o princípio ativo) água, espessante e, facultativamente, peróxido de hidrogênio e glicerol como aditivos.
Passo a Passo
Você vai precisar apenas de dois ingredientes: álcool (70% pra cima) e gel de cabelo transparente. Você mistura em uma vasilha higienizada, 500 ml de álcool (o que tiver em casa, mas quanto maior a %, mais eficaz se torna) para três colheres de sopa de gel de cabelo transparente.
Para o preparo, basta misturar na proporção de 2 para 1 o álcool isopropílico e o aloe vera em gel puro e, por fim, adicionar dez gotas do óleo essencial escolhido.
E por fim, temos o aromatizador elétrico, neste você pode acrescentar de 6 a 15 gotas de óleo essencial, verificando se necessário o uso de água - a quantidade pode variar de acordo com o tamanho do ambiente. Para compressas calcule 5 gotas de óleo essencial para diluir a cada 200 - 300ml de água.
Em um recipiente, misture um copo e meio de água destilada, meio copo de vinagre branco destilado e 20 gotas de óleo essencial de melaleuca, de eucalipto ou de lavanda. Deixe os pentes que deseja desinfetar de molho no líquido durante cerca de 30 minutos. Enxágue e deixe secar ao ar livre.
Separadamente em um béquer ou um recipiente limpo, adicione o Nonil fenol etoxilado e adicione junto para solubilizar o óleo de eucalipto, misture bem. Junte também no béquer o Cloreto de benzalcônio 50% e misture para homogeneizar. Agora, sob agitação adicione a mistura do béquer sobre a água que estava reservada.
Para fazer um aromatizador de ambiente natural que mantém a casa perfumada mas sem os químicos que podem ser prejudiciais à saúde você pode apostar nos óleos essenciais....Como fazer um Aromatizador de Ambiente.
Em 1/2 litro de água, acrescente 5 gotas de óleo essencial diluído em álcool . Misture bem, coloque o líquido em um borrifador e pronto. Duas borrifadas por armário são suficientes.
5 dicas simples para cuidar das suas roupas
Misture de 20 a 25 gotas do óleo de melaleuca a ¼ xícara de água e ½ xícara de vinagre branco destilado em um frasco de spray. Agite bem a mistura antes de usá-la e borrife-a em diversas superfícies, limpando-as, em seguida, com um pano limpo.