Para Karl Marx, a sociedade sendo heterogênea, é constituída por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, as elites. ... Além da ação social, que é a expressão do comportamento externo do indivíduo, trabalha também o conceito de poder.
Durkheim era empirista, ou seja, defendia a experimentação como forma de obter conhecimento, formar ideias e conceitos. ... Weber era relativista, ou seja, defendia que o objeto de conhecimento refletia a moral e os valores do pesquisador, podendo, portanto, ser questionado.
O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento.
A principal diferença entre o pensamento de Karl Marx e o de Max Weber reside na compreensão dos elementos que contribuem para a formatação e o desenvolvimento das sociedades.
Para o pensador, a divisão social do trabalho nada mais é que a exploração do trabalhador por parte da classe burguesa. Só existem, segundo Marx, duas classes sociais: a burguesia (donos dos meios de produção) e o proletariado (trabalhadores explorados pela burguesia).