A flexibilidade é uma capacidade física relacionada á saúde, enquanto que alongamento é a técnica utilizada para se alcançar níveis de flexibilidade. Dentre as principais diferenças entre alongamento e flexibilidade destacamos a definição, importância, a técnica de execução, etc.
Flexionamento é a forma de trabalho que visa obter uma melhora na flexibilidade através da viabilização de amplitudes de arcos de movimento articular superiores as originais, ou seja, o alongamento visa a realização dos movimentos com mais eficácia e com menor gasto energético, ao passo que o flexionamento visa ...
Tipos de alongamento
Tipos de alongamento
É definida como a capacidade de movimentar as partes do corpo, através de uma ampla variação de movimentos sem distensão excessiva das articulações e ligamentos musculares (GETTMAN, 1994). Basicamente ela se manifesta de duas formas: flexibilidade estática e dinâmica (MOFFATI, 1994; DANTAS, 1984).
A flexibilidade é específica de cada articulação, determinada pela genética e pelo meio ambiente. Um alto grau de flexibilidade em uma articulação não indica um alto grau de flexibilidade nas outras. Tanto a pouca mobilidade articular, como a excessiva é ruim.
Os fatores endógenos influenciadores dos graus de flexibilidade são: idade, sexo, somatótipo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, e os exógenos são a temperatura ambiente e a hora do dia (Blanke D. Flexibilidade In: Mellion MB.
Concluiu-se que rotinas reduzidas de alongamento estático não interferem no desempenho do salto, além de aumentarem significativamente de forma aguda a ADM. Palavras-chave: Flexibilidade. Potência Muscular. Maleabilidade.